Computação em nuvem: Por que escolher essa plataforma?

 

No mercado de TI, tudo está em constante movimento. Avanços e descobertas surgem de forma contínua, e por esse motivo, os profissionais da área precisam desenvolver e aprimorar habilidades, a fim de acompanhar cada novidade. Neste sentido, o surgimento da computação em nuvem (em inglês “cloud computing”) representou um verdadeiro marco – e uma transformação digital – para quem atua no segmento de Tecnologia da Informação.

Se você ainda não conhece as particularidades desta plataforma e quer entender melhor como ela funciona, confira o conteúdo informativo que a TND preparou para você!

O que é computação em nuvem?

Basicamente, o conceito de computação em nuvem abrange a capacidade de acessarmos qualquer arquivo, serviço de internet ou programa, de forma remota. Isso significa que você não precisa instalar diversos aplicativos ou ferramentas em seu computador, porque os seus documentos e projetos estarão guardados no que chamamos de “nuvem”.

O que faz um prestador de serviço desta área?

Os profissionais de cloud, como são popularmente conhecidos, são responsáveis pelo projeto, desenvolvimento e implantação da infraestrutura, e assim, prosseguem na otimização do ambiente ou dos recursos oferecidos pela nuvem. Podem ser desenvolvedores, administradores ou ainda, híbridos, o que significa que realizam atividades em geral.

Serviço na nuvem não garante a segurança digital

Em recente pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation), empresa que atua em consultoria de inteligência de mercado de tecnologia de consumo, foi constatado que cerca de 38% dos prestadores e provedores de serviços cloud sentem a necessidade do reforço da segurança nesta plataforma computacional. Assim, aposta-se em um investimento previsto de 23% para os próximos 2 anos.

Se você está procurando por profissionais especializados que atuam nessa área e estão comprometidos com o sucesso do seu negócio, a TND pode te ajudar! Entre em contato conosco para conhecer soluções de computação em nuvem com segurança.

Servidor interno ou hospedagem na nuvem: Qual o melhor?

servidor interno ou hospedagem na nuvem
Imagem: Google

Uma empresa que precisa contratar serviços de armazenamento de dados de forma segura e protegida precisa entender profundamente qual o tipo de hospedagem mais lhe serve levando em conta os tipos de dados que serão armazenados, sua capacidade e o seu investimento disponível. Para facilitar, neste artigo mostraremos as duas principais opções para você tirar todas dúvidas e escolher se o melhor método de hospedagem para a sua companhia é o servidor interno ou hospedagem na nuvem e se informar corretamente antes de efetivamente adquirir os serviços, evitando qualquer tipo de problemas futuros. Confira abaixo e entenda qual a melhor opção:

Servidor interno

Os servidores internos (ou servidores próprios) são como ‘computadores’ que armazenam todas as informações de uma empresa como seus serviços de e-mails, arquivos, informações de site e quaisquer outros tipos de dados que necessitam ser armazenados para garantir seu funcionamento.

Esse tipo de servidor é normalmente utilizado por empresas que precisam armazenar informações sigilosas com segurança ou que necessitam de agilidade nesse processo, pois ele conta com a característica de ter um controle próximo e personalizado. Além disso, alguns tipos de servidores internos não precisam de uma rede externa para se conectar à organização e, portanto, correm menos riscos de seus serviços ficarem indisponíveis, porém se tiver necessidade do uso de uma rede de internet para se conectar, é importante garantir que ela tenha um alto nível de conexão para evitar esse tipo de problema.

Por se tratarem de máquinas é importante ter um local específico para seu armazenamento, normalmente escuros, com baixa temperatura e que tenham algum tipo de vigilância para a garantia da segurança dos dados armazenados. Controlar continuamente as pessoas com acesso ao equipamento também é importante, pois assim é possível evitar o vazamento dos dados ou que eles caiam em mãos de pessoas mal-intencionadas.

Tudo isso precisará de um investimento por parte da empresa com a contratação de uma equipe de TI especializada para instalar as máquinas, controlar os dados, fazer a gestão e manutenção contínua, além da alocação do espaço físico que eles serão armazenados, que pode ser economizado tive um local próprio para que ele seja alocado em sua empresa.

Servidor na nuvem

O servidor na nuvem, ou Cloud Computing, é a possibilidade de hospedagem dos dados de uma companhia em data centers de empresas especializadas e que, normalmente, dividem o mesmo tipo de estrutura com outras companhias, mas com a garantia de uma segurança rígida do armazenamento e do acesso aos dados.

O grande benefício da hospedagem em nuvem é o barateamento dos custos por não precisar de investimento com instalações, manutenção de máquinas, contratação de equipes, de serviços de internet e da locação de espaços físicos, pois todo o procedimento é feito pela empresa especializada e que pode ser contratado através de planos e pacotes acessíveis de acordo com o tamanho e necessidade das companhias. Você pode ter essa solução de forma prática e em poucos segundos, pois após efetivar a contratação, os serviços de armazenamento já ficam disponíveis para utilização sem algum tipo de burocracia ou a necessidade de uma equipe de instalação.

Outro benefício que o armazenamento em nuvem proporciona é o das companhias não precisarem mais utilizar equipamentos que correm o risco de ficarem ociosos com o tempo, ocasionando mais uma vez no barateamento de custos para as companhias contratantes. A contratação dos serviços em cloud é feita sob demanda e isso garante a utilização inteligente do armazenamento dos dados, evitando desperdício dos espaços adquiridos.

A utilização dos serviços em nuvem acaba sendo uma das melhores opções pela facilidade na contratação, no manuseio dos dados e no baixo custo de adesão, além desse tipo de solução evoluir junto ao avanço da internet, tendo a garantia de que novas atualizações sejam disponibilizadas para melhorar os serviços de armazenamento e proporcionar novas experiências as companhias contratantes.

Qual a melhor escolha para a minha empresa?

Claramente ambos os tipos de servidores têm seus prós e contras, porém dependendo do tamanho da sua empresa, da quantidade dos dados e do valor de investimento, fica mais fácil a escolha entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem.

Evidentemente, por ser uma solução atual, evolutiva, prática e econômica, a hospedagem na nuvem se torna a melhor opção para quem quer contratar o serviço ou migrar do interno.

Para quem conta com dados muito sigilosos e que precisam do máximo de segurança, o servidor interno ainda é uma boa opção, porém para otimizar espaço, dinheiro e equipamentos ainda existe a possibilidade do armazenamento híbrido, onde as informações mais sigilosas ficam no armazenamento internet e os dados em massa ficam na nuvem.

Contratação dos serviços

A TND pode te ajudar na contratação do melhor serviço para sua empresa, entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem! Entre em contato conosco e saiba como, temos as melhores soluções em TI para você.

TND Cloud

TND CloudA TND Brasil oferece tudo o que a sua empresa precisa como solução certa de computação em nuvem (cloud computing), explorando todo o potencial deste novo modelo de plataforma operacional com alcance de resultados de alta qualidade, economia, agilidade e escalabilidade comparados a um ambiente computacional tradicional.

Para casos de implantação de novos ambientes e de projetos de migração para a nuvem, a TND Brasil, que possuí certificação CCAA (Citrix Certified Administrator Advanced) para administração de ambientes Citrix complexos e VCP (WMware Certified Professional) para implementações e administração de ambientes VMware, ajuda a enfrentar os desafios de Tecnologia da Informação (TI) atuais e futuros, reduzindo a complexidade do gerenciamento e controlando custos sobre a infraestrutura de TI das empresas.

A infraestrutura de TI é um ativo estratégico e base crítica para suporte aos softwares e aplicações de usuários que um negócio precisa para operar de forma eficaz e bem-sucedida. De acordo com analistas, mais de 70% de um orçamento de TI é gasto em infraestrutura, com servidores, sistemas operacionais, armazenamento e rede.

A solução de computação em nuvem da TND Brasil compreende de fornecimento de infraestrutura física e lógica, bem como dos aplicativos e serviços de plataforma hospedados:

  • A infraestrutura física inclui o local de hospedagem sendo o data center, bem como os hardwares e os componentes que dão suporte aos serviços e as redes;
    • A infraestrutura lógica consiste em instâncias do sistema operacional, redes roteadas e armazenamento de dados não estruturados, executados em objetos físicos ou virtuais;
      • Os serviços de plataforma incluem cálculos de tempos de execução (como IIS-Internet Information Services, .NET Framework, Microsoft SQL Server), armazenamento de identidades e diretórios (como Active Directory), serviços de nomes (DNS-Domain Name System) e outras funções avançadas utilizadas pelos serviços WEB.

Os serviços da plataforma, bem como os serviços de infraestrutura da computação em nuvem da TND Brasil, podem ser físicos ou virtualizados (através das tecnologias VMware, Microsoft Hyper-V e Citrix XenApp), ambos protegidos em ambiente seguro aplicado com camadas de segurança aos dispositivos e às conexões de rede do data center.

Empresas

VMware Citrix Microsoft Hyper-V

Faça contato através de nossa central de atendimento no telefone (11) 3717-5537 e saiba como se beneficiar da solução de Computação em Nuvem da TND Brasil, ou clique aqui para preencher o formulário e enviar sua solicitação que responderemos em breve.

Microsoft Azure

Conte com a solução que a TND Brasil implementa para sua empresa e ajuda você a avançar mais rápido, realizar mais e economizar dinheiro: o Azure.

Plataforma de nuvem da Microsoft, o Azure dispõe de uma coleção crescente de serviços integrados, computação, armazenamento, dados, rede e aplicativos, fornece um contrato de Nível de Serviço computado de 99,95% e permite executar soluções na mesma nuvem que alimenta o Skype, o Office 365, o Bing e o Xbox.

Oferece correção de software interna, balanceamento de carga de rede interno e recursos de alta disponibilidade, além de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, e engenheiros monitorando constantemente a integridade do serviço.
 

    Serviços de Infraestrutura
    Provisione as Máquinas Virtuais (VMs) e os aplicativos do Windows e do Linux em minutos. A consistência híbrida da Microsoft permite usar as mesmas VMs e ferramentas de gerenciamento no Azure que você usa localmente.

       

      Desenvolver Aplicativos Modernos
      Crie aplicativos modernos que aproveitem todas as vantagens da nuvem. O Azure permite que você crie e implante uma ampla variedade de aplicativos – incluindo soluções da Web, móveis, de mídia e de linha de negócios. Os recursos internos de Dimensionamento Automático permitem que você amplie ou reduza sua capacidade para atender a quaisquer necessidades.

         

        Banco de Dados
        Obtenha informações de quaisquer dados, grandes ou pequenos. O Azure oferece serviços de dados SQL e NoSQL gerenciados, além de suporte interno para analisar e ajudar você a obter informações dos seus dados. Utilize todo o poder do SQL Server na nuvem, bem como o HDInsight para criar clusters Hadoop para analisar dados.

           

          Gerenciamento de Identidade e Acesso
          O gerenciamento de identidade e de acesso no nível empresarial para todos os seus aplicativos em nuvem. O Active Directory do Windows Azure é uma solução de nuvem abrangente para o gerenciamento de acesso e identidades. Você pode gerenciar contas de usuário, sincronizar com diretórios locais, obter logon único entre o Azure, o Office 365 e centenas de aplicativos SaaS populares, como Salesforce, Workday, Concur, DocuSign, Google Apps, Box, ServiceNow, Dropbox e mais.

             

            Presença Global

          Microsoft Azure

          A plataforma Azure é apoiada por uma crescente rede de data centers gerenciados pela Microsoft, que tem décadas de experiência em execução de serviços como Bing, Office 365 e outlook.com. O Azure está disponível em 141 países, incluindo a China, e suporta 10 idiomas e 19 moedas.

          Azure Mapa

          Contate a TND Brasil no telefone (11) 3717-5537 para mais informações sobre a plataforma Microsoft Azure ou clique aqui para enviar sua solicitação que em breve lhe retornaremos.
           

Amazon Web Services (AWS)

A TND Brasil é membro da rede de parceiros da Amazon Web Services (AWS), provedora de computação em nuvem, que oferece uma plataforma para beneficiar sua empresa em substituir diretamente gastos com a infraestrutura de Tecnologia da Informação por preços variáveis baixos, que se ajustam de acordo com seu orçamento. Com a Nuvem, as empresas não precisam mais planejar ou adquirir servidores, assim como outros componentes de infraestrutura de TI, com semanas ou meses de antecedência.

aws-partner

Desta maneira, você pode economizar tempo e dinheiro contratando o serviço com a TND Brasil, parceira da AWS, para gerenciar a sua infraestrutura de TI, sem comprometer a escalabilidade, segurança ou confiabilidade.

Além disso, a TND Brasil pode auxiliar sua empresa com o serviço de consultoria para desenvolver, arquitetar, produzir, migrar e gerenciar suas cargas de trabalho e aplicativos, e fornecer soluções de software para hospedagem na plataforma da AWS ou integradas com ela.

Dentre as soluções em nuvem que a TND Brasil oferece através da Amazon Web Services são:

  • Hospedagem: serviço de hospedagem na nuvem que propicia às empresas uma forma flexível, altamente escalonável e econômica de disponibilizar seus sites, sistemas e aplicativos na web;
      • Armazenamento, backup e recuperação: projetado para oferecer armazenamento seguro, escalonável e durável para empresas que desejam alcançar eficiência e escalabilidade em seus ambientes de backup e ágil recuperação de dados, sem necessidade de uma infraestrutura local.

Por possuir uma infraestrutura global, a Amazon Web Services permite escolher o local de armazenamento dos dados na região de proximidade geográfica que sua empresa opera a obter menor latência e taxa de transferência mais alta, garantindo o melhor desempenho de tráfego entre a empresa e o ambiente computacional em nuvem.

aws-map

Contate a TND Brasil no telefone (11) 3717-5537 para mais informações sobre as soluções da Amazon Web Services ou clique aqui para enviar sua solicitação que em breve lhe retornaremos.