Servidor interno ou hospedagem na nuvem: Qual o melhor?

servidor interno ou hospedagem na nuvem
Imagem: Google

Uma empresa que precisa contratar serviços de armazenamento de dados de forma segura e protegida precisa entender profundamente qual o tipo de hospedagem mais lhe serve levando em conta os tipos de dados que serão armazenados, sua capacidade e o seu investimento disponível. Para facilitar, neste artigo mostraremos as duas principais opções para você tirar todas dúvidas e escolher se o melhor método de hospedagem para a sua companhia é o servidor interno ou hospedagem na nuvem e se informar corretamente antes de efetivamente adquirir os serviços, evitando qualquer tipo de problemas futuros. Confira abaixo e entenda qual a melhor opção:

Servidor interno

Os servidores internos (ou servidores próprios) são como ‘computadores’ que armazenam todas as informações de uma empresa como seus serviços de e-mails, arquivos, informações de site e quaisquer outros tipos de dados que necessitam ser armazenados para garantir seu funcionamento.

Esse tipo de servidor é normalmente utilizado por empresas que precisam armazenar informações sigilosas com segurança ou que necessitam de agilidade nesse processo, pois ele conta com a característica de ter um controle próximo e personalizado. Além disso, alguns tipos de servidores internos não precisam de uma rede externa para se conectar à organização e, portanto, correm menos riscos de seus serviços ficarem indisponíveis, porém se tiver necessidade do uso de uma rede de internet para se conectar, é importante garantir que ela tenha um alto nível de conexão para evitar esse tipo de problema.

Por se tratarem de máquinas é importante ter um local específico para seu armazenamento, normalmente escuros, com baixa temperatura e que tenham algum tipo de vigilância para a garantia da segurança dos dados armazenados. Controlar continuamente as pessoas com acesso ao equipamento também é importante, pois assim é possível evitar o vazamento dos dados ou que eles caiam em mãos de pessoas mal-intencionadas.

Tudo isso precisará de um investimento por parte da empresa com a contratação de uma equipe de TI especializada para instalar as máquinas, controlar os dados, fazer a gestão e manutenção contínua, além da alocação do espaço físico que eles serão armazenados, que pode ser economizado tive um local próprio para que ele seja alocado em sua empresa.

Servidor na nuvem

O servidor na nuvem, ou Cloud Computing, é a possibilidade de hospedagem dos dados de uma companhia em data centers de empresas especializadas e que, normalmente, dividem o mesmo tipo de estrutura com outras companhias, mas com a garantia de uma segurança rígida do armazenamento e do acesso aos dados.

O grande benefício da hospedagem em nuvem é o barateamento dos custos por não precisar de investimento com instalações, manutenção de máquinas, contratação de equipes, de serviços de internet e da locação de espaços físicos, pois todo o procedimento é feito pela empresa especializada e que pode ser contratado através de planos e pacotes acessíveis de acordo com o tamanho e necessidade das companhias. Você pode ter essa solução de forma prática e em poucos segundos, pois após efetivar a contratação, os serviços de armazenamento já ficam disponíveis para utilização sem algum tipo de burocracia ou a necessidade de uma equipe de instalação.

Outro benefício que o armazenamento em nuvem proporciona é o das companhias não precisarem mais utilizar equipamentos que correm o risco de ficarem ociosos com o tempo, ocasionando mais uma vez no barateamento de custos para as companhias contratantes. A contratação dos serviços em cloud é feita sob demanda e isso garante a utilização inteligente do armazenamento dos dados, evitando desperdício dos espaços adquiridos.

A utilização dos serviços em nuvem acaba sendo uma das melhores opções pela facilidade na contratação, no manuseio dos dados e no baixo custo de adesão, além desse tipo de solução evoluir junto ao avanço da internet, tendo a garantia de que novas atualizações sejam disponibilizadas para melhorar os serviços de armazenamento e proporcionar novas experiências as companhias contratantes.

Qual a melhor escolha para a minha empresa?

Claramente ambos os tipos de servidores têm seus prós e contras, porém dependendo do tamanho da sua empresa, da quantidade dos dados e do valor de investimento, fica mais fácil a escolha entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem.

Evidentemente, por ser uma solução atual, evolutiva, prática e econômica, a hospedagem na nuvem se torna a melhor opção para quem quer contratar o serviço ou migrar do interno.

Para quem conta com dados muito sigilosos e que precisam do máximo de segurança, o servidor interno ainda é uma boa opção, porém para otimizar espaço, dinheiro e equipamentos ainda existe a possibilidade do armazenamento híbrido, onde as informações mais sigilosas ficam no armazenamento internet e os dados em massa ficam na nuvem.

Contratação dos serviços

A TND pode te ajudar na contratação do melhor serviço para sua empresa, entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem! Entre em contato conosco e saiba como, temos as melhores soluções em TI para você.

VMware

A área de Tecnologia da Informação (TI) das corporações enfrenta o desafio de lidar com as limitações dos atuais servidores com arquitetura x86, que foram projetados para executar apenas um sistema operacional e um aplicativo de cada vez, além de casos de operar apenas na faixa de 5% a 15% da sua capacidade total de carga e demonstrar baixa eficiência e subutilização.

Através da plataforma da VMware, líder do setor, que oferece suporte a todos os níveis de virtualização, a TND Brasil implementa em seus projetos a tecnologia de software comprovada que possibilita a execução de vários sistemas operacionais e aplicativos simultaneamente no mesmo servidor.

VMwareA virtualização de servidores proporciona um aumento da agilidade, flexibilidade e fácil dimensionamento da infraestrutura da TI, bem como oferece a configuração das cargas de trabalho mais rápida, desempenho e disponibilidade maiores e automatização das operações quando comparado com uma arquitetura de servidor tradicional.

Outro aspecto significante com o uso das soluções VMware é consolidar os servidores, ou seja, você gastará menos em hardware e manutenção no seu ambiente computacional, simplificará as tarefas do seu dia a dia, pois reduzirá os custos e a complexidade do gerenciamento de TI.

Diversos tipos de virtualização de servidor podem funcionar bem em sua empresa, clique aqui ou ligue para (11) 3717-5537 e saiba quais soluções VMware que a TND Brasil pode atender às suas necessidades.

Microsoft Hyper-V

Muitas empresas atualmente encontram-se diante de um ambiente constituído por dezenas ou centenas de pequenos e médios servidores, geralmente subutilizados e dedicados a apenas uma aplicação corporativa.

Devido ao alto custo de propriedade destes ambientes, questões como redes, integração, backup de segurança, administração, manutenção, licenciamento, utilização de espaço, consumo de energia e dissipação de calor, passaram a ser as principais preocupações dos departamentos de TI (Tecnologia da Informação).

Assim, na situação de prover um melhor aproveitamento da capacidade operacional dos servidores nas empresas, a TND Brasil recria ambientes em um único servidor através do uso da tecnologia de máquinas virtuais (virtual machines) Microsoft Windows Server Hyper-V, permitindo a adoção em larga escala dos sistemas em produção e, consequentemente, a redução de custos em hardwares, softwares e gerência do parque tecnológico.

microsoft-hyper-vEstudos mostram que o uso dos principais recursos de um servidor (CPU, memória e disco) são de até 70% subutilizados. Outro fator para a virtualização é a idade de servidores em produção há algum tempo: o cenário atual indica a obsolescência de boa parte dos servidores, o que representa um problema quando são necessárias peças de reposição, acionamento de garantia dentre outros.

O projeto de virtualização de servidores que a TND Brasil implanta nas empresas passa a ser um caminho consensual para responder à necessidade da contenção de custos relacionados ao agigantamento das estruturas de hardware, duplicidade de sistemas operacionais e infraestruturas concorrentes, além de gerar os principais resultados de:

  • Redução no número de equipamentos: com a consolidação, tende-se a ter servidores centralizados e mais robustos, eliminando-se a quantidade excessiva de servidores e equipamentos de uso no ambiente computacional;
    • Redução de custo de manutenção: devido à menor quantidade de equipamentos, aplicações e sistemas operacionais, depois de implantados, os custos de manutenção são reduzidos;
    • Redução no consumo de energia elétrica e dissipação de calor: substituindo-se equipamentos antigos por novos, e diminuindo-se a quantidade de equipamentos através da consolidação, o consumo de energia elétrica e dissipação de calor acabam sendo reduzidos;
    • Redução de imóveis e instalações: diminuindo-se a quantidade de equipamentos, consequentemente será necessário um espaço físico menor para alocá-los;
    • Aumento de produtividade no gerenciamento: permite que se tenha um único ponto para gerenciar, diminuindo a complexidade de manutenção sobre os servidores e dispositivos do ambiente computacional;
    • Aumento de segurança: com a centralização dos servidores, a administração do ambiente computacional torna-se mais segura e eficiente;
    • Uso eficiente dos servidores: substituindo servidores físicos por máquinas virtuais, é possível administrá-las para que todo o recurso disponível seja utilizado na maior parte do tempo, evitando a ociosidade de CPU, memória e disco. Com avanços de servidores com multiprocessamento e de múltiplos núcleos, a virtualização oferece uma maneira fácil de otimizar a utilização da máquina virtual;
      • Recuperação da cópia de segurança: a virtualização auxilia na diminuição do tempo de recuperação da cópia de segurança (backup), uma vez que todas as máquinas virtuais ficam disponíveis na solução de armazenamento da empresa de forma centralizada.

Para saber mais detalhes sobre a solução da TND Brasil de virtualização de servidores através do Microsoft Hyper-V, entre em contato com a central de atendimento no telefone (11) 3717-5537 ou clique aqui para preencher o formulário e enviar sua solicitação que responderemos em breve.