Servidor interno ou hospedagem na nuvem: Qual o melhor?

servidor interno ou hospedagem na nuvem
Imagem: Google

Uma empresa que precisa contratar serviços de armazenamento de dados de forma segura e protegida precisa entender profundamente qual o tipo de hospedagem mais lhe serve levando em conta os tipos de dados que serão armazenados, sua capacidade e o seu investimento disponível. Para facilitar, neste artigo mostraremos as duas principais opções para você tirar todas dúvidas e escolher se o melhor método de hospedagem para a sua companhia é o servidor interno ou hospedagem na nuvem e se informar corretamente antes de efetivamente adquirir os serviços, evitando qualquer tipo de problemas futuros. Confira abaixo e entenda qual a melhor opção:

Servidor interno

Os servidores internos (ou servidores próprios) são como ‘computadores’ que armazenam todas as informações de uma empresa como seus serviços de e-mails, arquivos, informações de site e quaisquer outros tipos de dados que necessitam ser armazenados para garantir seu funcionamento.

Esse tipo de servidor é normalmente utilizado por empresas que precisam armazenar informações sigilosas com segurança ou que necessitam de agilidade nesse processo, pois ele conta com a característica de ter um controle próximo e personalizado. Além disso, alguns tipos de servidores internos não precisam de uma rede externa para se conectar à organização e, portanto, correm menos riscos de seus serviços ficarem indisponíveis, porém se tiver necessidade do uso de uma rede de internet para se conectar, é importante garantir que ela tenha um alto nível de conexão para evitar esse tipo de problema.

Por se tratarem de máquinas é importante ter um local específico para seu armazenamento, normalmente escuros, com baixa temperatura e que tenham algum tipo de vigilância para a garantia da segurança dos dados armazenados. Controlar continuamente as pessoas com acesso ao equipamento também é importante, pois assim é possível evitar o vazamento dos dados ou que eles caiam em mãos de pessoas mal-intencionadas.

Tudo isso precisará de um investimento por parte da empresa com a contratação de uma equipe de TI especializada para instalar as máquinas, controlar os dados, fazer a gestão e manutenção contínua, além da alocação do espaço físico que eles serão armazenados, que pode ser economizado tive um local próprio para que ele seja alocado em sua empresa.

Servidor na nuvem

O servidor na nuvem, ou Cloud Computing, é a possibilidade de hospedagem dos dados de uma companhia em data centers de empresas especializadas e que, normalmente, dividem o mesmo tipo de estrutura com outras companhias, mas com a garantia de uma segurança rígida do armazenamento e do acesso aos dados.

O grande benefício da hospedagem em nuvem é o barateamento dos custos por não precisar de investimento com instalações, manutenção de máquinas, contratação de equipes, de serviços de internet e da locação de espaços físicos, pois todo o procedimento é feito pela empresa especializada e que pode ser contratado através de planos e pacotes acessíveis de acordo com o tamanho e necessidade das companhias. Você pode ter essa solução de forma prática e em poucos segundos, pois após efetivar a contratação, os serviços de armazenamento já ficam disponíveis para utilização sem algum tipo de burocracia ou a necessidade de uma equipe de instalação.

Outro benefício que o armazenamento em nuvem proporciona é o das companhias não precisarem mais utilizar equipamentos que correm o risco de ficarem ociosos com o tempo, ocasionando mais uma vez no barateamento de custos para as companhias contratantes. A contratação dos serviços em cloud é feita sob demanda e isso garante a utilização inteligente do armazenamento dos dados, evitando desperdício dos espaços adquiridos.

A utilização dos serviços em nuvem acaba sendo uma das melhores opções pela facilidade na contratação, no manuseio dos dados e no baixo custo de adesão, além desse tipo de solução evoluir junto ao avanço da internet, tendo a garantia de que novas atualizações sejam disponibilizadas para melhorar os serviços de armazenamento e proporcionar novas experiências as companhias contratantes.

Qual a melhor escolha para a minha empresa?

Claramente ambos os tipos de servidores têm seus prós e contras, porém dependendo do tamanho da sua empresa, da quantidade dos dados e do valor de investimento, fica mais fácil a escolha entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem.

Evidentemente, por ser uma solução atual, evolutiva, prática e econômica, a hospedagem na nuvem se torna a melhor opção para quem quer contratar o serviço ou migrar do interno.

Para quem conta com dados muito sigilosos e que precisam do máximo de segurança, o servidor interno ainda é uma boa opção, porém para otimizar espaço, dinheiro e equipamentos ainda existe a possibilidade do armazenamento híbrido, onde as informações mais sigilosas ficam no armazenamento internet e os dados em massa ficam na nuvem.

Contratação dos serviços

A TND pode te ajudar na contratação do melhor serviço para sua empresa, entre o servidor interno ou hospedagem na nuvem! Entre em contato conosco e saiba como, temos as melhores soluções em TI para você.