Descubra o que é Big Data e suas funções!

Foto de Descubra o que é Big Data e suas funções!

O universo da tecnologia da informação está sempre crescendo e trazendo novas tendências e ferramentas de trabalho. Neste sentido, surge o chamado Big Data, um conceito muito importante na área e que por isso, precisa ser abordado com riqueza de detalhes.

Hoje, esclarecemos as suas principais dúvidas acerca do assunto. Acompanhe nosso conteúdo e confira!

Mas afinal, o que é Big Data?

Big Data, em sua tradução literal, significa “grande arquivo”. Ou seja, trata-se de uma série de ferramentas que auxiliam nos momentos em que é necessário a análise ou a interpretação de uma grande quantidade de dados e tipos.

Esta solução permite que o profissional de tecnologia de informação trabalhe com muito mais velocidade e eficiência com informações não-estruturadas.

O que são informações não-estruturadas?

Informações não estruturadas ou dados não-estruturados podem ser definidos como dados que não possuem uma relação uns com os outros, ou que também não têm uma estrutura definida.

Podemos entender como dado não estruturado qualquer post feito pelo Facebook, fotos e vídeos, histórias no Instagram, tweets, dados sobre localização ou outro que aponte um comportamento do usuário.

Quais as funções do Big Data?

Dados surgem aos milhões a cada minuto, são muitas informações de todos os tipos em uma quantidade exorbitante, o que torna muito difícil realizar uma análise ou interpretação de forma rápida, prática e eficiente. É neste momento em que o Big data se faz necessário.

O conjunto de ferramentas, bancos de dados mais extensos e outras estratégias permite que seja possível trabalhar com todo este volume de informação com velocidade e eficiência.

As ferramentas de Big Data são bastante utilizadas para a criação de estratégias de marketing. Elas permitem que o trabalho seja mais produtivo, com menor custo e com decisões mais inteligentes.

Também são muito aplicadas para entender o comportamento do consumidor e oferecer a ele soluções personalizadas de acordo com o que escolhe consumir dentro de uma plataforma. Um grande exemplo está nas sugestões feitas em aplicativos como Netflix e Spotify que são baseadas naquilo que costumamos ver ou ouvir.

Cada escolha de filme, série, álbum ou até mesmo playlist gera dados, que quando analisados formam um perfil de usuário que oferece aquilo que queremos sem que precisemos pedir.

A mesma lógica costuma ser utilizada com dados gerados em pesquisas do Google ou sobre produtos que auxiliam na escolha dos anúncios que iremos receber.

Para saber mais sobre as melhores soluções em Tecnologia da Informação, como manter-se protegido de ameaças virtuais e obter o melhor suporte de internet para a sua empresa, venha nos conhecer.

 

Afinal, como surgiu a computação?

 

O mundo da tecnologia nos impacta com surpresas em nosso dia a dia. Estamos nos acostumando com as facilidades proporcionadas, e por isso, raramente paramos para nos perguntar como foi que tudo começou. Neste sentido, o surgimento da computação foi um grande marco.

Hoje, queremos levar você de volta para a origem. A história da computação é realmente admirável e possui detalhes incríveis para todos os apaixonados por inovação, assim como nós.

A palavra computação é originada no vocábulo computatio, do idioma latim. Este termo expressa o direcionamento para conta ou cálculo, e geralmente é usado como sinônimo quando falamos sobre informática (do francês informatique). Por isso, podemos dizer que a computação é uma integração entre os saberes científicos e os seus métodos.

Continue realizando a leitura e entenda um pouco mais sobre como tudo começou.

O Ábaco

O Ábaco é o mais antigo instrumento utilizado para fins computacionais. Trata-se de uma calculadora, que era primordial nas áreas de comércio para que os trabalhadores pudessem realizar operações básicas do dia a dia.

Seu sistema era bastante simples, mas muito eficiente! E foi utilizado por povos de diversos cantos do mundo – Egito, Grécia, Babilônia, Roma, Índia, China e Japão – em diferentes versões, que seguem o mesmo fundamento.

Outros instrumentos primordiais

Além do Ábaco, outros instrumentos essenciais para o desenvolvimento da computação foram criados em épocas passadas. A Régua de Cálculo e a Máquina de Pascal, por exemplo, são ferramentas pensadas com o objetivo de tornar a realização de operações matemáticas mais rápida e assertiva.

Máquina de Hollerith

O norte-americano Hermann Hollerith foi responsável por uma das principais criações quando tratamos da evolução computacional. A Máquina Hollerith era capaz de acelerar todo o processo de computação de dados.

Os agentes de censo perfuravam as opções desejadas em cartões, evitando a lenta lógica da marcação de “sim” ou “não”, anteriormente realizada de forma manual. Essa foi uma revolução no processo de coleta de informações.

Computação pré-moderna

Especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, as máquinas ganharam uma nova e acentuada importância. Neste período, diversos projetos relevantes foram desenvolvidos, incluindo a criação do computador Colossus – projetado por um grupo liderado por Tommy Flowers – com o objetivo de realizar a criptoanálise de códigos ultrassecretos utilizados pelos nazistas.

Enfim, a computação moderna

A computação moderna passou por diversas gerações. Cada uma delas foi responsável por diferentes descobertas e desenvolvimentos que propiciaram a evolução tecnológica como conhecemos hoje.

O uso dos computadores digitais define – de forma básica e direta – o que significa a computação moderna.

Quando falamos sobre esse momento da tecnologia, temos que a Microsoft e os processadores Intel, por exemplo, foram (e permanecem sendo) ferramentas primordiais neste processo. Além da tendência Multi-Core, na qual diversos processadores trabalham simultaneamente, e da chamada “computação de bolso”, junto aos tablets.

O que ainda está por vir

Se você, assim como nós, ama soluções de alta tecnologia e está sempre de olho nas novidades do segmento, sabe que não parecem existir limites para os avanços.

Nós, da TND Brasil, estamos sempre nos mantendo atualizados diante das tendências do mercado, e capacitando os nossos especialistas para tudo o que for necessário. Afinal, alcançar resultados incomparáveis é o nosso compromisso para chegar aos seus objetivos.