5% dos PCs no mundo estão infectados, segundo Kaspersky

FBI_DNS_Changer

Com o avanço tecnológico e o fácil acesso aos computadores, a propagação de vírus atinge subitamente diversos países.

Atualmente um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado e, segundo levantamento feito pela Kaspersky Lab esse número representa cerca de 5% dos PCs no mundo, incluindo aqueles que têm algum tipo de antivírus.

O mesmo levantamento aponta que esse número aumenta cerca de 13% quando se leva em conta os computadores que não possuem nenhum tipo de software de proteção. Países como Alemanha, Rússia e Suíça apresentam menores níveis de contaminação, chegando a menos de 3% das infecções. Já a Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão e Turquia, lideram esse índice de computadores infectados por vírus.

Segundo Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, “a pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados”.

Ele ainda afirma que uma solução de segurança não consegue proteger 100%, mas as estatísticas apontadas na pesquisa são preocupantes. “O único aspecto positivo é que os computadores infectados sem software de segurança contabilizam o triplo de contaminação. É evidente que a qualidade das soluções não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado.”

Os estudos foram coletados pela ferramenta Kaspersky Security Scan (KSS), que é capaz de verificar a incidência de malwares além de reunir estatísticas de segurança. Para a realização da pesquisa foram analisados PCs na versão Windows, com e sem antivírus instalados, computadores domésticos e de pequenas empresas.