Descoberta nova falha grave de segurança no Linux, Unix e Mac OS

Segurança na Internet

Em abril deste ano houve um bug crítico relativo à criptografia open-source OpenSSL, o Heartbleed, que veio à tona preocupando usuários e empresas.

E agora, de acordo o analista de segurança Stephane Chazelas da Akamai, empresa americana líder na plataforma de computação em nuvem, foi descoberta uma nova falha que pode ser ainda mais grave, chamada de “Bash Bug” ou “Shellshock”, que afeta sistemas baseados em diversas versões de Linux, Unix e Mac OS da Apple (que é derivado do Unix), bem como alguns roteadores e dispositivos mais antigos da Internet das Coisas.

Este novo bug afeta o Bash Shell, que é um componente comum de uso no Linux e Unix, e funciona como um interpretador de linguagem de comandos, ou seja, permite ao usuário digitar comandos em modo texto numa janela simples para que o sistema operacional realize a execução.

A vulnerabilidade permite aos cibercriminosos executarem um código malicioso assim que se abre o Shell e remotamente assumem o controle sobre um computador alvo e obtêm também através dele acesso a outros equipamentos que estiverem conectados na mesma rede.

David Graham, pesquisador da empresa de segurança da informação Errata Security, explicou que um percentual representativo de softwares interagem com o Shell de alguma forma e há uma grande dificuldade de catalogar todos os softwares que são vulneráveis ao “Bash Bug”.

A Apple e algumas distribuidoras do Linux vêm trabalhando para a correção do problema, pois até o momento não foi apresentada nenhuma solução definitiva.

Caso tenha interesse em realizar o teste de vulnerabilidade no caso da plataforma Mac OS versões Mavericks, Moutain Lion e Lion clique aqui.

Assinatura gratuita do Microsoft Office 365 para estudantes e professores

Pacote office 365 disponível para estudantes

A Microsoft lançou um novo programa de licença de uso de software que agora passa a permitir a inscrição de estudantes e professores para obterem de forma gratuita o pacote de programas do Office 365.

O cadastramento ao novo programa já está disponível nos Estados Unidos, e de acordo com a Microsoft, será disponibilizado para inscrição dos estudantes e professores brasileiros até o final deste ano, que agora requer somente a criação de uma conta utilizando um endereço de e-mail oficial da escola ou Universidade.

Para ser elegível a esse benefício, o estudante deve ter 13 anos ou mais e frequentar uma instituição de ensino que tenha adquirido o Microsoft Office para toda a organização por meio de um contrato de licenciamento de uso por volume vigente com a Microsoft.

Os alunos e professores poderão realizar o download sem custos do Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access e Publisher para uso offline em até 5 PCs ou Macs.

Também poderão acessar através de aplicativos em tablets e smartphones (Windows, Android e iOS) e salvar os arquivos de modo online com espaço para armazenamento de até um 1 TB na nuvem da Microsoft (OneDrive), permitindo assim trabalhar de qualquer lugar.

Acessos à internet no Brasil é maior no Sudeste

acesso-internet

De acordo com as informações divulgadas pela Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, no ano de 2013 a região Sudeste do Brasil apresentou o maior número de pessoas conectadas à internet. O índice atingiu 57,7% o que superou a média nacional de 50,1% de acordo com a divulgação de hoje pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O resultado da pesquisa mostra que seguindo a região Sudeste estão Sul com 54,8% e Centro-Oeste com 54,3%. Para as regiões Norte e Nordeste os números são 38,6% e 37,8% respectivamente.

Foi apontado que 49,5% das moradias no Brasil possuem computador, ante 46,4% do ano de 2012, e o número de pessoas participantes deste levantamento foi de 362.555 num total de 148.697 residências.

Por se tratar de um modelo de pesquisa por amostra, as variáveis apresentadas seguem um intervalo numérico conhecido como “erro amostral”, e de acordo com o IBGE não há uma margem específica de erro para o total da amostra levantada.

Agora é oficial: Windows 9 será apresentado pela Microsoft em 30/09

windows-9

A Microsoft oficializou a data da apresentação do novo Windows 9, será  no próximo dia 30 de setembro em evento na cidade americana de San Francisco, Califórnia, já estendo o convite à toda imprensa.

Joe Belfiore e Terry Myerson, responsáveis pela área de desenvolvimento de sistemas operacionais da Microsoft, deverão dirigir a apresentação que abordará o “futuro do Windows” e será voltada para o mercado corporativo e aos usuários avançados do Windows.

Embora o lançamento do produto esteja previsto para o primeiro trimestre de 2015, uma pré-visualização é aguardada ainda neste próprio evento ou logo após para que os desenvolvedores e as empresas possam avaliar o novo software.

Dentre as novidades que o Windows 9 deverá disponibilizar é de um novo menu iniciar, recursos de desktops virtuais e central de notificações.

E há também uma expectativa de mudanças na interface de usuário de desktop para melhorar e alinhar os ícones tradicionais ao lado de adequações na barra de tarefas para futura integração com o assistente pessoal Cortana já existente hoje na versão Windows Phone.

Novo cartão SD de memória de 512 GB

sandisk

Anunciado hoje pela SanDisk, fabricante de cartões de memória e pen-drives, o novo cartão SD (Secure Digital) de memória no evento IBC 2014 (International Broadcasting Convention) voltado aos profissionais envolvidos na criação, gerenciamento e entrega de entretenimento e notícias de conteúdo em todo o mundo, que acontece em Amsterdã, Holanda.

Com o nome de SanDisk Extreme PRO SDXC UHS-I, este novo cartão de memória possui 512 GB de espaço, maior capacidade de armazenamento lançada até o momento de acordo com a empresa, e mesmo tamanho físico comparado ao cartão SD de 512 MB lançado há 11 anos atrás.

O produto foi desenvolvido para uso na geração de fotos no modo sequencial de alta velocidade, bem como para gravação em câmeras de vídeo com a resolução de imagem Full HD (1920×1080 pixels) e 4K (novo formato chamado de Ultra HD, com vídeos na proporção de 3840×2160 pixels).

Um minuto de vídeo de 4K pode ocupar cerca de 5 GB de espaço, o que permite gravar até duas horas no cartão.

Com velocidade de gravação de até 90 MB/s e de transferência de até 95 MB/s, o novo cartão foi projetado a suportar choques por batidas e quedas, emissão de ondas de raio X, temperaturas extremas entre 25ºC até 85ºC e à prova d’água.

A pré-venda do produto já está disponível nos Estados Unidos no valor de US$ 799,99 com previsão de entrega a partir de 15 de outubro próximo.

Onda de ataques é identificada em roteadores

seguranca1

A Kaspersky Lab, empresa que produz softwares de segurança para internet, descobriu nesta semana um ataque gerado por cibercriminosos brasileiros com a intenção de alterar as configurações do DNS (do inglês, Domain Name Server – Servidor de Nomes de Domínio, que transforma um “nome” de domínio num endereço IP) de roteadores a fim de direcionar o usuário final à falsas páginas de bancos programadas e roubar as credenciais de acesso à conta corrente.

O ataque inicia com o envio de um e-mail malicioso, como por exemplo sobre o assunto de uma hipotética traição,  incitando o usuário a clicar em um link que o redireciona para sites com conteúdo pornográfico.

Se o usuário continuar em sequência aos cliques, são gerados scripts (programados no código das próprias páginas web) que em um determinado momento pode perguntar o nome do usuário e a senha do ponto de acesso da rede sem fio (wireless).

Se o nome do usuário e a senha do roteador forem padrões (usualmente “admin” / “admin”), não haverá uma interação e o ataque acontecerá sem o conhecimento do usuário. Caso não utilizar as credenciais padrão, surgirá um aviso solicitando para entrar com os dados manualmente.

Realizando randomicamente com diferentes combinações, o script em processamento tenta adivinhar a senha do roteador e utiliza comandos para alterar a configuração dos servidores de DNS primário e secundário no dispositivo.

Embora ataques e acessos indevidos a roteadores não seja algo inusitado no Brasil, a Kaspersky acredita que essa modalidade via web tem alta capacidade de se propagar.

Para a Kaspersky a melhor forma de se proteger é não utilizar uma senha padrão no dispositivo de rede e evitar divulgar as credenciais seja qual for o site que venha a perguntar.

Anunciado o fim do MSN para 31 de outubro

msn

Você deve estar se perguntando se este anúncio já aconteceu em data anterior, e a resposta é sim. No entanto na China o MSN Messenger teve tanto sucesso que a Microsoft decidiu prorrogar o prazo para desativação do serviço de mensagens instantâneas naquela região, que agora já tem data marcada, será definitivo em 31 de outubro.

O sistema tem sido mantido na China através de uma empresa terceirizada que atua localmente e está oferecendo um crédito de US$ 2 para uso no Skype como incentivo aos usuários mudarem de software.

Embora pareça que a China tenha utilizado o MSN por mais tempo comparado ao resto do mundo, vale lembrar que o software só chegou por lá no ano de 2005, ou seja 6 anos depois do seu lançamento oficial que foi em 1999.

Cidade de São Paulo ganha ônibus com rede Wi-Fi

wi-fi

No início deste mês de setembro, a capital paulista teve uma novidade: ganhou seus primeiros ônibus que disponibilizam o sinal de rede sem fio (Wi-Fi) para os passageiros.

Foram lançados vinte novos veículos na cidade de São Paulo, além do Wi-Fi, todos eles vêm equipados com câmeras de monitoramento, ar-condicionado e um sistema para evitar fraudes no bilhete único.

O prefeito da cidade, Fernando Haddad, considera que com o uso de faixas exclusivas acrescentado ao Wi-Fi e ar-condicionado resultará em um ambiente mais favorável ao transporte público com qualidade e rapidez durante as viagens, proporcionando à população se sentir cada vez melhor ao utilizar os ônibus.

Os novos carros chamados de superarticulados são maiores com os que estamos habituados, e no momento o itinerário de circulação deles será em corredores e faixas exclusivas entre o Terminal Campo Limpo e Paraíso.

Estão sendo produzidos outros dez para circular na zona sul da capital nos bairros Sacomã e Vila Prudente, além de mais duzentos encomendados pela  SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus em São Paulo.