Microsoft Windows 10 promete novo navegador

Novo Navegador

A Microsoft anunciou que disponibilizará um totalmente novo navegador de internet (browser) para o Windows 10.

O projeto está sendo chamando de “Spartan”, referência ao Halo, conhecida franquia de games do Xbox. Desta forma, cessará a sequência de atualização baseada no até então Internet Explorer que seria a versão 12, com o intuito de chegar mais próximo dos mais utilizados no mercado, tais como Google Chrome e Mozila Firefox.

De acordo com a jornalista do ZDNet, Mary Jo Foley, que é uma perita em Microsoft, o novo navegador manterá sua tecnologia antecessora com o motor JavaScript Chakra e o motor de renderização Trident, demonstrando que não há intenção de alterar para o WebKit que é utilizado pela concorrência.

Devido à retrocompatibilidade, o IE será mantido nas versões desktop do Windows 10, já o Spartan segue em qualquer dispositivo com o novo sistema operacional, e permitirá o uso de extensões.

Com previsão em 21 de janeiro próximo de um evento onde serão apresentadas as funções do Windows 10 para consumidores comuns, a Microsoft pretende anunciar oficialmente o novo navegador, embora ainda não esteja finalizado para a inclusão na versão preview, que tem previsão de lançamento para logo mais.

Falhas na atualização do Windows 7 é solucionada pela Microsoft

windows7

Há dois dias atrás a Microsoft liberou o update KB3004394 do Windows 7 acarretando vários problemas aos usuários, que o impedem de instalar novas atualizações, drivers e correções de bugs, com exceção das versões 8 e as mais recentes que não foram afetadas.

A Microsoft não relata exatamente todos os problemas que está afetando os usuários, e Robert Hallock, executivo da AMD, se manifestou dizendo que este update impede a instalação dos novos drivers gráficos Catalyst Omega que a empresa lançou no mesmo dia que a Microsoft disponibilizou a atualização com falhas.

De acordo com a  infoWorld, que fornece informações sobre as fontes de soluções no mercado empresarial de Tecnologia da Informação, outras ocorrências foram divulgadas nos fóruns de suporte da Microsoft pelos os usuários relacionadas à abertura do Windows Defender, erros no User Account Control e problemas para rodar o VirtualBox.

Para solucionar o problema, a Microsoft liberou um patch para remover o update que contém a falha na versão Windows 7, como também é possível removê-lo manualmente através do acesso ao Painel de Controle->Programas->Programas e Ferramentas->Ver atualizações Instaladas ao clicar com o botão direito do mouse sobre o código da atualização KB3004394, selecionar a opção Desinstalar, e assim estará concluído.

Novo Bluetooth 4.2 traz mais segurança, maior velocidade e menos consumo de energia

Nova Tecnologia

Foi divulgado nesta semana a nova versão 4.2 do Bluetooth pela organização Bluetooth Special Interest Group, responsável pelo desenvolvimento deste padrão de conexão, com foco na tendência do mercado da Internet das Coisas bem como nos novos dispositivos lançados no mercado.

Esta nova versão do Bluetooth oferece um aumento na segurança e melhor desempenho na transferência de dados, sendo capaz de lidar com arquivos de tamanho 10 vezes superior e transferi-los com velocidade até 2.5 vezes maior quando comparados com a versão anterior.

A maior eficiência na transferência de dados resultará em um consumo de energia menor, destaque importante para os dispositivos vestíveis. Geralmente os aparelhos usam o Bluetooth de forma primária para se conectar com outros equipamentos, e devido suas baterias serem compactas, o alto consumo de energia está sendo um dos principais empecilhos para estes dispositivos.

A compatibilidade de padrões de conexão IP com a internet também aumentou para o IPv6/6LoWPAN, além da possibilidade do uso da criptografia, que aumenta a segurança na troca de dados entre os aparelhos.

A previsão é que esta nova tecnologia chegará ao mercado no segundo trimestre de 2015, com alguns recursos disponíveis somente em novos dispositivos, mesmo considerando-se o princípio de se manter a compatibilidade nos aparelhos com Bluetooth de versões anteriores.

Extensão de domínio .LTDA para empresas já está disponível

Domínio para empresas

A extensão de domínio de internet .LTDA está disponível a partir de hoje para registro de empresas localizadas em toda a América Latina.

Empresas que atuam na língua portuguesa utilizarão a nova extensão como “Sociedade Limitada”, e no caso daquelas de língua espanhola será como “Sociedad de Responsabilidad Limitada“ ou “Compañía de Responsabilidad Limitada“.

Atualmente calcula-se que existem mais de 6 milhões de empresas distribuídas entre o Brasil, Chile, Colômbia e Equador com este tipo de  constituição societária.

Só terão direito ao registro do domínio com a extensão .LTDA empresas devidamente registradas junto aos órgãos competentes de sua região, portanto acredita-se que o registro do domínio com a nova extensão poderá  funcionar como um “selo de qualidade”.

São mais de 40 websites registradores espalhados pelo mundo aptos a efetivar o registro, dentre eles: GoDaddy, Tucows, 1& 1 e eNom.

A fase de lançamento e introdução do .LTDA ocorreu no período de 29 de outubro até 28 de novembro deste ano, onde priorizou empresas que já possuem marca registrada no Trademark Clearinghouse (TMCH), uma espécie de banco de dados digital de marcas que possuí um dos mecanismos mais importantes de proteção dos direitos e propriedade intelectual construídas no novo programa (Generic Top-Levels Domains – terminações genéricas de endereços, como .net, .com, .edu, .org, normalmente associadas a grupos de interesse, como governo, comércio e organizações, por exemplo) e ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que controla e regulamenta os nomes de domínio na internet.

E finalmente hoje entramos na fase segunda fase em que a .LTDA encontra-se disponível para registro de qualquer empresa com sociedade limitada.

Para conhecer mais detalhes sobre o registro .LTDA, acesse o site aqui.