“Internet das coisas” x privacidade: como se proteger

internet das coisas

Nos últimos tempos as feiras de tecnologia, de decoração e design têm apresentado um tema em comum: a “Internet das Coisas”. Os benefícios desta tendência para o nosso dia a dia serão imensos, assim como os impactos e mudanças também serão marcantes, mas nos traz uma preocupação extremamente delicada: a segurança dos dados que circularão de modo online fora do nosso controle.

As soluções que estarão disponíveis no mercado para os usuários finais poderão se tornar vulneráveis na invasão do sistema por hackers e consequente roubo das informações de nossos hábitos, nossa rotina, onde estamos, para onde vamos, nossos horários e outras informações pessoais.

Esse debate sobre segurança começou a se acentuar quando foi divulgada recentemente a notícia em que a Samsung admitiu que seus aparelhos de TV do tipo Smart podem captar áudios de conversas e transmiti-los a terceiros. A partir disso, diversas pessoas começaram a questionar até que ponto esses eletrodomésticos “inteligentes” podem ser considerados seguros.

Inclusive, em pesquisa realizada pela HP Security Research, constatou-se que cerca de 70% dos dispositivos do tipo “Internet das Coisas” possuem falhas graves de segurança e estão sujeitos a ataques de hackers.

Toda nova tecnologia exige uma readaptação no comportamento da sociedade, pois interfere diretamente na nossa postura e em como vivemos. Porém, o objetivo dela visa nos ajudar e não expor nossa vida e colocá-la em risco ou ameaça.

Se hoje conectados por smartphones, computadores, tablets, videogames e TVs já corremos o risco dos mesmos serem invadidos, imagine geladeiras, fogões, ar condicionados, sistemas de alarmes e outros equipamentos também com acesso à internet serem alcançados e manipulados por hackers, por isso é de extrema importância que os fabricantes desenvolvam novos métodos de proteção sobre nossas informações.

Portanto para se proteger, existem no mercado soluções capazes de evitar invasões e deixar de lado as preocupações com sua segurança como da empresa Kaspersky Lab, que tem uma vasta experiência e conhecimento obtido ao longo dos anos no combate à programas maliciosos e outras ameaças na Tecnologia da Informação. Seguimos assim com nossa vida digital.

Por que alugar servidores?

alugar servidores

Depois dos clientes, o ponto mais importante para sua empresa é a informação. É com ela e por meio dela que tudo funciona, por isso é de extrema importância cuidá-la muito bem e ter o controle da circulação da mesma entre os departamentos e acessos externos. Uma dos métodos para garantir o bom funcionamento é optar pelo aluguel de servidores para garantir o desempenho e disponibilidade da sua companhia.

Muitas empresas preferem comprar um servidor, porém quando isso acontece elas têm que desembolsar um alto valor para aquisição do equipamento e se preocupar na manutenção de uma equipe de profissionais responsáveis pelo gerenciamento e administração. Sem falar que a todo o momento surgem novas atualizações de softwares, além da descontinuidade do hardware, consequentemente ficarão obsoletos.

Diante disso, a solução para sua empresa é a locação de servidores. Assim sempre que houver a necessidade, a companhia pode substituir o equipamento ou trocar por um mais avançado. Evitando assim obsolescência e desvalorização, proporcionando garantia de bom funcionamento, sem precisar se preocupar com a disponibilidade de mais capital para a aquisição e upgrades.

Além do benefício de deixar seu capital destinado a outras áreas, quando você faz a locação de servidor não precisa se preocupar com a manutenção e a atualização do equipamento, pois contará com uma terceirizada que fará todo este trabalho. Assim você terá tempo e dinheiro para outras atividades que são mais estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio.

A TND Brasil está apta para oferecer a solução para sua empresa no aluguel de servidores, sejam eles físicos ou virtuais, tudo configurado de acordo com suas necessidades. Além disso, dispõe de um time de profissionais à sua disposição para prestar o suporte que desejar.

Presencial ou à distância, garanta a melhor disponibilidade de acesso aos seus colaboradores, clientes e fornecedores com a locação de servidores. Dessa forma, você terá sempre os equipamentos mais atualizados, reserva de tempo e capital para outras áreas e projetos da sua empresa.

Como os robôs vão nos ajudar

robôs

A cada dia a robótica e a inteligência artificial avançam mais. Estas tecnologias trarão muitos benefícios para nossas vidas. Os robôs, por exemplo, vão nos ajudar em diversas tarefas do dia a dia e nos liberarem para focar em atividades mais estratégicas e com menor risco.

Para aproveitar estas tecnologias temos que deixar todos os temores para os livros e filmes de ficção científica, afinal os robôs rebeldes só existem lá. Na vida real, eles são fabricados para facilitar nossas vidas e fazer com que avancemos para um futuro high tech. Mas se for se inspirar nas histórias peguem como base as três regras da robótica descritas no livro “Eu, robô” de Isaac Asimov.

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por ócio, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.”

Nesta obra ele aborda alguns casos nos quais os robôs poderiam estar errados, mas a personagem principal sempre encontra o culpado: os seres humanos. A robótica e a inteligência artificial são reais e avançam para nos ajudar em todas as áreas da nossa vida.

Hoje, já temos mecanismos de buscas mais inteligentes, ferramentas de tradução automáticas, GPS com rotas definidas conforme informações de trânsito, assistentes pessoais nos celulares que organizam toda a nossa vida e muitas outras ferramentas que, hoje, não conseguimos viver sem.

Outro ponto que ainda causa certa preocupação na sociedade é o perigo dos robôs tomarem os empregos das pessoas. Mas na verdade isso já existe há muito tempo e as vagas de empregos e perfis dos profissionais se adaptam a estas mudanças, como um processo natural da evolução.

Visitando feiras de tecnologia é possível ver os avanços e o que o futuro nos reserva: robôs, robôs, robôs e mais robôs. Agora as funções que eles desempenharão vão desde atender ao telefone na sua empresa, passando por levar seu cachorro para passear, cuidar do seu filho, resgatar vítimas de acidentes, desarmar bombas e muitas outras. Mas uma coisa é certa: eles vão ajudar a humanidade a evoluir.

Home Office é rentável para sua empresa

Home Office é rentável

As grandes companhias que trabalham com tecnologia, comunicação e inovação começaram a popularizar este modelo de trabalho incentivando a liberdade dos seus colaboradores. Mas o Home Office também é rentável para sua empresa, e o melhor: ele pode ser seguro e contribuir com o aumento da produtividade da sua equipe.

Só para deixar claro, uma pessoa que trabalha nesta modalidade não precisa necessariamente estar em casa, como sugere a tradução literal. Neste modelo o profissional pode executar suas atividades em cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques e outros locais.

Segundo pesquisa da Recruiting Experts Wordwide, consultoria especializada em recrutamento, 31,2% das companhias já adota o modelo do Home Office. Se praticamente um terço das empresas está trabalhando desta forma e o número continua crescendo, significa que ele é eficiente e contribui para o desenvolvimento das empresas. Portanto, já está na hora de sua empresa também aderir a esta tendência.

Uma das principais causas do aumento de produtividade da equipe é que o cansaço físico e mental provocado pelo deslocamento de casa para o trabalho deixa de existir, já que o colaborador pode trabalhar do local onde se sente mais a vontade. A empresa ganha em rendimento da equipe e na economia de gastos com o espaço físico, já que necessitará ter menos funcionários trabalhando na sede da empresa.

Porém antes de mudar para este modelo de trabalho é preciso preparar sua empresa para isso, estude e redesenhe os processos, desenvolva estruturas de suporte aos colaboradores e inclua uma campanha para preparar as famílias para esta nova etapa da vida do profissional.

Um dos problemas que você precisa se preparar para enfrentar são as restrições de realização de algumas atividades. Isso pode ser revolvido com algumas visitas semanais ou implantando algum sistema de acesso remoto, assim seu colaborador terá as ferramentas e arquivos necessários para o trabalho sempre à disposição. Elas também podem ajudar com a interação e troca de informações entre a equipe.

Agora que já sabe que o Home Office é uma ótima forma de reduzir custos e aumentar a produtividade da sua equipe, saiba também que pode contar com a TND Brasil para fornecer soluções de TI e deixar este projeto viável, eficiente e seguro.

Vantagens da terceirização do setor de TI

terceirização setor de ti

Para ter uma empresa de sucesso você precisa focar no que realmente importa para o seu negócio crescer. A terceirização do setor de TI é uma solução para não se preocupar com estas questões. Quando você contrata uma empresa competente e capaz, ela deixará esta área funcionando enquanto você pensa em estratégias mercadológicas para aumentar a produtividade e gerar melhores resultados.

Comentamos a seguir algumas vantagens de terceirizar o setor de TI.

Recursos Humanos: quando você contrata uma empresa para cuidar da área de TI da sua empresa, além de fazer todo o trabalho do setor ela também é responsável por toda a parte administrativa dos funcionários que executarão os serviços. Você não precisa se preocupar com encargos fiscais, evita processos longos de recrutamento e seleção e diminui os riscos de ações trabalhistas e processos.

Gestão: se você está em expansão provavelmente precisará de profissionais para cuidar de projetos e demandas específicas. Além de economizar no tempo de implementação, a empresa também ficará responsável pela gestão do desenvolvimento do sistema e software.

Experiência e flexibilidade: com a terceirização você conta com a possibilidade de ter profissionais conforme a sua necessidade. Dessa forma, você pode adaptar a estrutura conforme o desenvolvimento de cada projeto ou exigência da sua empresa. Lembrando que os colaboradores estarão sempre atualizados com as novidades e tendências tecnológicas do mercado.

Treinamentos: outra vantagem de contar com uma empresa terceirizada é poder utilizar de toda a expertise que ela adquiriu durante todos os anos de experiência, tanto para a execução dos trabalhos, quanto para aplicar treinamentos de desenvolvimento das habilidades técnicas da equipe interna.

Foco no negócio: quando você terceiriza essas atividades terá um tempo maior para se dedicar a áreas estratégicas da sua empresa, sabendo que a TI da sua empresa está funcionando perfeitamente para dar suporte para outras atividades que colaboram com o desenvolvimento do seu negócio.

Para ter todas estas vantagens é preciso planejamento e a confiança de contar com uma empresa capaz e preparada para assumir este trabalho. A TND Brasil é uma empresa dinâmica, proativa e está interessada no sucesso e evolução dos seus negócios.

Cartão de crédito tem risco de ser clonado no falso app para Android

app falso

De acordo com um comunicado da Kaspersky Lab, especialista em segurança e proteção digital, um falso aplicativo na plataforma Android chamado de “Recarga Celular” disponível desde o mês de novembro do ano passado na Play Store, loja do Google na internet, traz o risco de clonar o cartão de crédito do usuário que o utilizar.

O aplicativo dispõe de informações falsas na promessa de oferecer à vítima uma quantia em dobro do valor de crédito que for confirmado de recarga, porém a consequência é de ser um golpe ao assinante do celular pré-pago, sobretudo por coletar os dados do cartão de crédito que é obrigatório cadastrá-lo para a suposta “recarga”.

Ao concluir o preenchimento dos dados solicitados, a vítima é encaminhada para um site que não tem relação com qualquer operadora de telefonia celular, e informa a confirmação dos registros lançados tais como o número do CPF, nome, valor desejado da recarga, número do cartão de crédito, MM/AAAA (validade do cartão), CVV (código de segurança do cartão). A partir daí o golpe da clonagem do cartão de crédito se consolida.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil e responsável pela descoberta do falso aplicativo, comenta que o Google já foi notificado sobre a existência na Play Store deste app malicioso, e os usuários de Android foram alertados para baixar e utilizar somente aplicativos oficiais de recarga de créditos exclusivos das operadoras de telefonia celular.

Para saber mais sobre as soluções de proteção da Kasperksy e evitar que você caia neste golpe, faça contato com a TND Brasil, lembrando que este falso app é detectado pelo Kaspersky Internet Security for Android como HEUR:Trojan-Banker.AndroidOS.Fareac.a.