Processadores: Entenda a diferença do ARM para o x86

04Processadores podem ter inúmeras funções, mas a principal delas está ligada a CPU (Central Processing Unit, em português: Unidade Central de Processamento), o cérebro da máquina onde a maioria das informações é processada. Mesmo assim, estes “cérebros” também têm suas diferenças entre si. Conheça a diferença do ARM para o x86

Os processadores de computadores e de celulares trabalham de formas distintas, pois cada máquina tem suas próprias necessidades e características específicas. No caso dos computadores, os principais fabricantes são: AMD ou Intel, já os celulares são representados por Qualcomm, Samsung ou Media Tek.

A Diferença do ARM para o x86:

A diferença começa na tecnologia usada na fabricação dos processadores. Os sistemas para smartphones usam a tecnologia ARM, já os computadores a tecnologia x86. Preparamos uma pequena explicação sobre o funcionamento e particularidades de cada um.

O x86 e o CISC:

Os processadores x86 são desenvolvidos a partir da arquitetura CISC (Complex Instrucion Set Computers). Este sistema é utilizado para estruturas mais complexas, ou seja, que exijam mais trabalho em suas funções e que possuam mais elementos em sua composição, por isso são ideais para computadores.

Um exemplo sobre a complexidade do CISC pode ser o Hardware de um chip Core 17. Sua composição é bastante completa devido à grande quantidade de peças e elementos, o que consequentemente resulta em mais funções para a máquina.

Este tipo de processador permite que várias atividades ocorram ao mesmo tempo a partir de uma única instrução. Os CISC podem realizar inúmeras tarefas simultâneas sem que uma delas seja prejudicada, pois estes chips já são programados para isto.

O ARM e o RISC:

A diferença do ARM para o x86 se dá principalmente na complexidade de sua composição, enquanto o x86 é desenvolvido a partir de uma arquitetura mais complexa o ARM é baseado na RISC (Reduced Instruction Set Computer), que conforme o próprio nome já diz, tem como objetivo ser mais simples.

Apesar de ser mais simplificados, os dispositivos ARM possuem alguns elementos x86, existe muita diferença na forma em que os dois processadores executam suas tarefas.

Enquanto o CISC demanda apenas um comando, os processadores ARM demandam vários para que alguma atividade seja realizada, porém, como as instruções são mais simples, o processo acaba sendo mais rápido.

A diferença do ARM para o X86 também se dá em algumas das funções, computadores executam tarefas que os celulares não executam e vice versa, por isso, não faz muito sentido oferecer um processador altamente complexo para um aparelho de celular com funções pequenas. Por isso existem alguns processadores com funções únicas.

A Diferença na Prática:

A diferença do ARM para o X86 explicada de uma forma prática: Se você usar um navegador em um computador, você conseguirá trabalhar com uma quantidade muito maior de abas abertas sem que haja paralizações, você pode contar com recursos como divisão de tela, executar vídeos e áudios com velocidades superiores entre outros detalhes, já por um celular o número de funções é reduzido, você não consegue trabalhar com tantas abas e a velocidade também é menor.

Entendeu a diferença do ARM para o x86? Para mais informações sobre o universo de T.I. acesse www.tndbrasil.com.br e confira!

Conheça o Companion Safety, O App que Permite Monitorar Trajetos

635776284079019493-230696177_wide-logo-blue-bg.imgopt1000x70Já imaginou poder acompanhar o trajeto de alguma pessoa querida para saber se está tudo bem? Ou até mesmo ser monitorado e poder contar com alguém de confiança caso haja algum imprevisto? Pois saiba que isso já é possível, graças a um aplicativo chamado Companion Safety.

O Aplicativo Companion Safety é gratuito e pode ser executado em aparelhos com iOS e Android. Sua função é permitir que se acompanhe o trajeto de uma pessoa virtualmente como medida de segurança. Ideal para pais de crianças e adolescentes. O Companion Safety também permite que a pessoa que está sendo monitorada avise seus contatos em situação de perigo, facilitando chamadas para a polícia ou emergência.

Se interessou? Confira abaixo um tutorial sobre como utilizar o App:

Companion Safety – Passo a Passo:

  1. Após realizar o download, você precisa fazer um breve cadastro informando o número de seu celular. Após isso você deve clicar em “Next” e “Approve”, em seguida será enviado a seu celular um código de verificação por SMS.
  1. Depois de realizar o cadastro, você deve escolher uma foto para seu perfil. Para isso, clique em “Let’s Take a Selfie” e escolha uma foto de sua preferência dentro da galeria ou tire uma nova.
  1. Nesta etapa você deve escolher seu username e configurar seu Círculo de Segurança, no qual você pode adicionar até seis números de telefone pertencentes a pessoas de sua confiança.
  1. Agora, você deve permitir que o app utilize de algumas funções de seu celular, como a localização, por exemplo. Você também deve permitir que o Companion Safety te envie notificações.
  1. Por último, você deve configurar um PIN e clicar em “Continue” e “Let’s get Started”. Pronto! Você agora já pode realizar trajetos monitorados.

Trajetos Monitorados:

  1. Após todas as configurações realizadas, você já pode criar trajetos, que podem ser a pé, de carro, bicicleta ou ônibus. Neste passo, você deve ir até a barra de buscas e definir o endereço do seu destino. Você também pode adicionar destinos frequentes, como casa e trabalho, clicando em “Add Companions”. 
  1. Escolhido o destino, você deverá selecionar entre os contatos de sua lista de segurança, os autorizados a monitorar o trajeto. Caso você se sinta nervoso ou inseguro durante o percurso, clique em “I Feel Nervous” ou “Call Police” para chamar a polícia. 
  1. Os contatos autorizados serão notificados através de uma mensagem SMS, após isso poderão acompanhar seu trajeto e serão possibilitados de entrar em contato com você a qualquer momento e te ajudar em caso de emergência. 

Obs: Para fazer parte de sua lista de segurança, as pessoas precisam estar cadastradas no aplicativo.

Quando você chegar a seu destino, clique em “END”. Você tem a opção de apenas encerrar a viagem ou avisar seus contatos de que está tudo bem.

Gostou de conhecer o Companion Safety? Gostaria de conhecer mais novidades sobre o mundo digital? Fique atento no nosso blog! Acesse www.tndbrasil.com.br e confira as melhores soluções em TI.

Conheça o novo robô SpaceX que está causando curiosidade

02A SpaceX é uma empresa californiana dos Estados Unidos, fundada há 15 anos por Elon Musk, que também é um dos fundadores do PayPal. Com o nome completo de Space exploration Technologies Corporation, a SpaceX trabalha na criação de novas tecnologias que tornam o transporte espacial mais prático e barato, um dos seus maiores objetivos é tornar possível a colonização de Marte. Com o lançamento do seu novo robô SpaceX tem causado grande curiosidade entre seus admiradores.

Dos produtos da SpaceX, o foguete Falcon 9 é sem dúvida o mais conhecido. Seu desenvolvimento foi anunciado em setembro de 2005 e de lá pra cá passou por inúmeros testes e adaptações até que em março deste ano, o Falcon 9 se tornou o primeiro foguete reutilizável da história.

O novo robô SpaceX

Recentemente a população tomou conhecimento sobre o novo robô SpaceX  por intermédio de uma pessoa que sobrevoava em um helicóptero a região da plataforma da SpaceX chamada de “Of Course I Still Love You” (“Claro que ainda Te Amo”) e avistou uma enorme estrutura desconhecida, registrou e as imagens viralizaram gerando grande agitação e inúmeras especulações entre os fãs e admiradores da empresa sobre o que seria o novo robô SpaceX.

A “Of Course I Still Love You” fica localizada em um navio na costa leste dos Estados Unidos e tem como finalidade auxiliar nos pousos de foguete que ocorrem em alto mar. O robô é sempre visto quando há testes de pouso em foguetes Falcon 9 na plataforma.

Teorias e especulações

Sobre o misterioso novo robô da SpaceX muitas teorias vão surgindo e em cada uma delas há quem quer dar seu palpite ou opinião. O robô já ganhou até dois apelidos carinhosos: Roomba, que faz uma referência ao famoso robô aspirador de pó e Optimus Prime, em homenagem ao personagem da franquia Transformers.

A teoria mais aceita e provável sobre a função do robô é de que ele está presente na plataforma para estabilizar o pouso dos foguetes, evitando que os mesmos tombem por conta do movimento do mar, causando acidentes. O processo provavelmente ocorre após o pouso, neste momento o robô se posiciona sob o foguete e o segura com uma espécie de pá hidráulica.

Este suposto processo tornaria desnecessária toda movimentação de uma equipe até o local da plataforma a cada pouso, poupando os custos de transporte e garantindo a segurança dos trabalhadores.

No entanto, tudo isso não passa de teoria. A SpaceX ainda não confirmou se essa seria a real função dada ao robô, o seu verdadeiro nome e intuito permanecem um mistério.

Enquanto não descobrimos mais detalhes, a TND Brasil dispõe de um time de profissionais com as respostas concretas quando o assunto é Tecnologia da Informação. Acesse nosso site e confira as melhores soluções.

Malware – Saiba como remover essa ameaça no Windows

02Manter a proteção digital sobre nossos computadores é uma tarefa que a todo momento requer muita atenção. Neles guardamos praticamente tudo sobre nossas vidas e informações que devem ficar apenas em nosso conhecimento, porém, corremos sérios riscos de serem “roubados” e causar uma enorme dor de cabeça. Para que nossos PCs fiquem protegidos, é preciso sempre rastrear a existência de todo o tipo de Malware no Windows. Por isso, veja neste artigo como remover o Malware do Windows.

O que é Malware?

O termo Malware é uma junção de duas palavras da língua inglesa, Malicious Software, ou seja, trata-se de um software malicioso e mal-intencionado.  Ele muitas vezes se infiltra em nosso computador sem que percebamos e acaba por nos prejudicar, por isso é muito importante saber como remover o Malware no Windows.

 Tipos de Malware

O Malware é mais conhecido popularmente como vírus de computador que acaba danificando algumas funções ou arquivos. Existem tipos de Malware com objetivos específicos, como por exemplo:

Cavalo de Tróia: Recebeu este nome por conta da histórica armadilha da guerra de Tróia, onde os gregos deram um falso presente aos troianos. Este Malware vem disfarçado de software original e age como se “abrisse portas” para novas ameaças entrarem no computador.

Spyware: Conhecidos como softwares espiões, os spywares têm como função buscar informações, dados pessoais ou históricos de pesquisas que facilitam ações criminosas como golpes, invasões bancárias, entre outros.

Adware: São softwares de anúncios, que muitas vezes não são malignos, porém são muito invasivos. Eles agem abrindo inúmeros pop-up’s de publicidade que prejudicam a velocidade e a navegação, podendo abrir espaço para outros tipos de Malware se infiltrarem em seu computador.

Não conseguiu evitar que algum vírus entrasse em seu PC? Pode ficar calmo que nem tudo está perdido, existem soluções e medidas preventivas que ajudam a manter tudo protegido. Saiba agora como remover o Malware no Windows.

 Como remover o Malware do Windows:

A Microsoft oferece uma ferramenta de remoção de softwares mal-intencionados (MSRT), disponível para as versões: Windows 10, Windows 8.1, Windows Server 2012 R2, Windows 8, Windows Server 2012, Windows 7 ou Windows Server 2008.

Esta ferramenta é liberada mensalmente com as atualizações automáticas e tem como função remover o Malware no Windows, reparar as alterações feitas e recuperar arquivos perdidos. É importante lembrar que esta ferramenta não exclui a necessidade de um antivírus, pois a MSRT é utilizada apenas para remover o Malware no Windows e não bloqueia mais nenhum software malicioso que possa tentar invadir seu computador durante o processo.

Manter o seu antivírus atualizado também é indispensável, pois ele bloqueia a execução do Malware, além de te alertar em que páginas da internet você pode estar sob ameaça.  Jamais use de dados pessoais em computadores que não tenham nenhum software de segurança instalado, faça o download e a instalação para conseguir uma navegação tranquila.

Quer garantir mais proteção em seu computador e estender para toda a sua rede? A TND Brasil dispõe a você as melhores soluções em proteção em tecnologia da informação. Acesse e confira em http://www.tndbrasil.com.br/antivirus-e-antimalware/