Green IT: TI Sustentável, confira 5 dicas de como colocá-la em prática na empresa

O termo utilizado Green IT refere-se ao conjunto de ações que visa à criação de estruturas da área de Tecnologia da Informação sustentáveis.

Os consumidores estão cada vez mais atentos à procedência dos produtos que adquirem. Graças ao maior acesso à informação, o público tem feito escolhas cada vez mais orientadas, com o objetivo de tornar seu consumo mais sustentável.

As empresas no mercado de TI não observam este fenômeno de forma passiva. Atentas à tendência, elas criam cada vez mais estratégias para tornar todos os tipos de negócios mais sustentáveis. Uma delas é a Green IT ou TI Sustentável.

 

O que é a Green IT?

Conforme descrevemos no início deste artigo, a Green IT é um conjunto de ações que visa à criação de estruturas de TI sustentáveis.

Afinal de contas, a produção e o descarte de equipamentos têm grandes impactos sobre a natureza, do mesmo modo que a energia necessária para o seu funcionamento.

Empresas que abraçam a Green IT criam estratégias para reduzir este impacto – ou, até mesmo, anulá-lo.

 

Como aderir à Green IT?

A Green IT é algo mencionado há décadas na literatura especializada. Só que, na prática, ela é algo pouco explorado.

Ainda assim, já há ações documentadas que devem ser seguidas por empresas que querem colocá-la em prática. Confira:

 

  • Tenha o tripé da sustentabilidade em mente

De acordo com o tripé da sustentabilidade todo produto e serviço deve ser sustentável sob os pontos de vista social, ambiental e econômico.

Isto significa que é importante usar materiais ecológicos, produzidos de forma socialmente responsável e que alavanquem o crescimento da sua empresa.

Colocar estes fatores em prática em seu negócio é o início do caminho em direção à Green IT.

 

  • Adquira seus equipamentos de fornecedores comprometidos com a sustentabilidade

Atentos à tendência da sustentabilidade, muitos fabricantes de produtos de TI passaram a desenvolver linhas de equipamentos ecológicos.

Sejam usando materiais menos agressivos ao meio ambiente ou reutilizando partes de itens usados, há cada vez mais ações neste sentido.

Ao fazer aquisições para a sua empresa visando à adoção da Green IT, é importante que você dê preferência a eles.

 

  • Evite descartar os equipamentos que sua empresa já tem

Porém, se o seu negócio já conta com uma estrutura de tecnologia da informação, não é interessante descartar os equipamentos antigos e adquirir novos apenas em prol da Green IT.

Isto porque a sustentabilidade também passa pela redução dos resíduos. Deste modo, o ideal é que você use os equipamentos que já tem pelo maior tempo possível ou reutilize-os de maneira adequada.

 

  • Precisa descartar equipamentos? Faça-o do jeito correto

Contudo, é impossível manter os mesmos equipamentos para sempre. Quando chegar a hora de se desfazer deles, faça-o do jeito correto: há empresas que recolhem equipamentos usados gratuitamente. O ideal é que você deixe os seus nas mãos delas.

 

  • Use fontes de energia renováveis para a sua estrutura de TI

Para aderir à Green IT, também é preciso prestar atenção à energia usada para fazer sua infraestrutura funcionar.

 

O ideal é que você invista em fontes limpas, como a energia solar: basta instalar painéis solares em sua empresa e aproveitar a energia dos raios. Além disso, se houver excedente, você pode vendê-lo. O investimento compensa!

 

Quer colocar a Green IT em prática? Conte com quem oferece soluções que agregam seus projetos!

A TND Brasil está sempre atenta às tendências.

Fale com a gente para saber mais!

+55 11 3717-5537

contato@tndbrasil.com.br

Nova estrutura de TI: 4 tendências para seguir ao investir na sua

Ao investir em uma nova estrutura de TI para o seu negócio é preciso que antes, ao projetá-la, você considere modelos de equipamentos recentes e mais atuais.

Entretanto, ao montar uma nova estrutura de TI, é importante saber que nem todas as soluções se adaptam à realidade do seu negócio. É preciso separar o joio do trigo para não sair no prejuízo!

 

A tecnologia avança a um ritmo inacreditável. Por conta disso, há novas tendências à disposição das empresas praticamente a cada dia. Todas são promovidas como motores de produtividade e redutoras de custos.

Felizmente, há algumas tendências que são praticamente obrigatórias a qualquer empresa que queira contar com tecnologia de última geração.

Quais são as tendências para uma nova estrutura de TI?

É desejável que, ao montar uma nova estrutura de TI, você conte com tecnologia de ponta. Além da praticidade, é uma questão de segurança! Confira algumas das principais tendências em soluções tecnológicas para empresas:

     1. Crowdsourcing

Os consumidores valorizam cada vez mais as empresas que os escutam e que levam suas sugestões em consideração ao desenvolver seus produtos. Isto já tem nome: é o crowdsourcing.

Portanto, ao pensar nas soluções de tecnologia que você aplicará em seu negócio, é muito importante levar em consideração o que os seus clientes procuram. Não tenha vergonha de perguntar!

     2. Armazenamento em nuvem

Manter todos os seus arquivos na memória física da sua máquina é coisa do passado. Hoje, já não é mais tendência, e sim fato em usar servidores remotos – o chamado armazenamento em nuvem.

Além da segurança, este modo de armazenamento é extremamente prático. Você pode acessar seus arquivos a qualquer momento, basta uma conexão com a internet e compartilhar com quem for preciso em tempo real.

     3. Integrações

Usar diferentes soluções de TI é uma fonte histórica de problemas em empresas. Como o intercâmbio de informações entre elas era feito de modo manual, muitos dados se perdiam no processo.

Não é à toa que as integrações são uma tendência forte para quem monta uma nova estrutura de TI. Com elas, suas soluções “se conversam” de modo automático, dispensando os procedimentos manuais.

Deste modo, a produtividade aumenta e os ruídos de comunicação diminuem.

     4. Multidisciplinaridade

Foi-se o tempo no qual um profissional de informática só tinha que entender de sua área. Hoje, as melhores estruturas de TI são montadas por aqueles que conhecem o modelo de negócio dos seus clientes – ou que, pelo menos, estudam a respeito.

Por que isto é importante? Porque assim a estrutura não será um mero aparato tecnológico, mas uma máquina de produtividade, feita sob medida para a sua empresa.

Portanto, ao montar uma nova estrutura de TI, você deve contar com um parceiro estratégico que esteja atualizado quanto a estas e outras tendências.

Mas, investir em uma nova estrutura de TI não é arriscado?

Muitos empresários têm receio de investir em uma nova estrutura de TI. O fantasma do prejuízo sempre ronda tais mudanças!

Mas não há razão para medo: basta colocar o trabalho nas mãos de quem sabe o que faz e possa manter uma relação de confiança e transparência.

Aqui na TND Brasil, temos 15 anos de experiência no oferecimento de soluções de TI sob medida para nossos clientes.

Não fique com equipamentos obsoletos em sua empresa, monte sua nova estrutura de TI com a gente!

Entre em contato para saber mais: +55 11 3717-5537 / contato@tndbrasil.com.br

Machine learning: o que os próximos anos prometem?

O uso extensivo de dados não é o futuro: é o presente. Cientes disso, profissionais e pesquisadores da área de tecnologia têm investido cada vez mais tempo e dinheiro no desenvolvimento de ferramentas melhores para manipulá-los e analisá-los. Uma delas é o machine learning.

O que é machine learning?

O machine learning é uma tecnologia que permite que algoritmos e robôs sejam programados na melhoraria das tarefas que originalmente foram desenvolvidos e as realizem de forma autônoma e progressiva.

Isto significa que eles não dependem de um humano para progredir: o aprimoramento é constante e automatizado.

Você acha que esta é uma tecnologia avançada e distante do nosso tempo? Chegou a hora de repensar este conceito!

Acredite: ela está mais próxima de nós do que parece e a tendência é que isto aumente ainda mais. Confira tudo neste artigo.

Como o machine learning estará presente em nosso cotidiano?

Pode ser que você não perceba, mas o machine learning já faz parte de tarefas que você realiza todos os dias, é algo que só tende a aumentar. Veja como ele deve impactar nosso cotidiano nos próximos anos:

 Assistentes virtuais

Assistentes como Siri, Alexa e Cortana já são usados por praticamente todos os proprietários de smartphones e computadores, criados respectivamente pela Apple, Amazon e Microsoft.

Com um simples comando de voz ou digitação do assunto de interesse, é possível adicionar um lembrete à sua agenda, programar um alarme, ligar para algum contato, bem como receber toda a assessoria com base em seus questionamentos.

Com o machine learning, a tendência é que os assistentes fiquem cada vez mais inteligentes. Por exemplo: se você liga para seu marido ou esposa todos os dias, no mesmo horário, ele detectará este padrão e poderá te lembrar disso caso você esqueça.

Data mining

Especialistas apontam que o uso e a análise de grandes quantidades de dados causará uma nova Revolução Industrial.

Graças ao machine learning, esta possibilidade é mais real do que nunca: a tecnologia pode simplificar radicalmente a análise de informações.

 Por exemplo: digamos que você queira traçar o perfil dos clientes de sua empresa. Com o machine learning, você pode programar um algoritmo para analisar constantemente os dados da sua base e gerar novos insights de modo automático.

Análise de riscos

Bancos e outras instituições financeiras já usam inteligência artificial na hora de aprovar ou reprovar um pedido de crédito: os algoritmos analisam os dados dos clientes inadimplentes e os cruzam com as informações de quem pede o empréstimo.  Assim, podem calcular o risco de calote.

Com o machine learning, a tendência é que, à medida que o banco de dados é alimentado, o trabalho do mecanismo se torne mais eficaz.

 Já pensou em trazer isto a sua empresa? Esta solução permitiria que você analisasse a possibilidade de um cliente não pagar conforme o perfil. Assim, seu negócio manteria uma clientela de bons pagadores.

Como preparar minha empresa para o machine learning?

Se você quer trazer o melhor do machine learning a seu negócio, não pode perder  a onda da tecnologia!

Isto significa que você precisa de equipamentos de ponta para aproveitar tudo o que os avanços têm a oferecer.

Nós, da TND Brasil, oferecemos soluções avançadas em tecnologia da informação para que seu negócio possa atingir resultados mais incríveis.

Fale conosco para saber mais!

Telefone: +55 11 3717-5537 – E-mail: contato@tndbrasil.com.br