Disrupção digital: o que é e quais os impactos?

Foto de Disrupção digital: o que é e quais os impactos?

O conceito de disrupção digital tem sido constantemente discutido no universo da tecnologia. Esse termo é aplicado para tratar dos impactos tecnológicos nos modelos de negócio tradicionais, otimizando diversas funções por meio dos dispositivos digitais.

Essa questão tornou necessária uma reformulação no modo como as empresas atuam no dia a dia, havendo novas demandas que determinam quem continua ou não em ascensão no mercado.

Como podemos explicar a disrupção digital?

A definição básica você já conhece, agora, é hora de entender como a disrupção digital funciona na prática.

Quando a tecnologia passou a estar presente nos mais diversos processos e setores sociais, houve uma reformulação no modo como as pessoas ganham dinheiro. Hoje é possível, por exemplo, faturar a partir da produção de conteúdos para o Youtube, necessitando apenas de uma câmera e de algum carisma.

Os recursos digitais “invadiram” muitos dos nichos de mercado e foi a partir disso que surgiram as chamadas rupturas. As corporações que não se adequarem ao novo modo de gerar receita, infelizmente, deixarão de existir, enquanto aquelas que realmente aproveitarem o atual momento e as inovadoras ferramentas podem alcançar lucros expressivos.

Quais tecnologias estão inclusas?

O processo de disrupção digital engloba diversas tecnologias em seu desenvolvimento, selecionamos algumas das mais importantes. Veja:

  • Inteligência artificial: as soluções em IA estão sendo cada vez mais utilizadas em empresas para automatizar processos e tornar as ações mais rápidas e efetivas.
  • Realidade virtual ou aumentada: a partir do uso dessas tecnologias, empresas proporcionam experiências completamente surpreendentes para seus clientes, podendo destacar-se positivamente.
  • Análise de dados: a entrega qualitativa de dados é um fator determinante para a evolução de um negócio, filtrar e utilizar as informações corretas revela oportunidades reais de crescimento.
  • Blockchain: embora ainda existam dúvidas sobre o quão efetiva é essa tecnologia, o conceito dos bitcoins mostrou-se realmente inovador, nos indicando um largo passo da tecnologia.

Agora que você já sabe o que é disrupção digital, que tal descobrir como lidar com a tecnologia no seu negócio? Conte com a TND Brasil para atingir todos os seus objetivos. Com os nossos serviços, a sua empresa será equipada com o que há de mais inovador no mercado, facilitando todos os processos.

Acesse nosso site para conhecer as opções disponíveis e entre em contato conosco! Estamos te esperando.

 

Descubra o cientista de dados!

Foto de Descubra o cientista de dados!

Junto ao avanço da tecnologia, surgiram diferentes profissões que auxiliam nas mais diversas camadas da sociedade. Assim, o cientista de dados ganhou espaço no mercado, cumprindo uma das mais requisitadas funções atualmente.

Se você ainda não conhece o trabalho realizado por esses profissionais, está na hora de descobrir mais sobre o assunto e entender como as atividades desempenhadas por essa área impactam o seu dia a dia.

O que é um cientista de dados?

O cientista de dados é o responsável por aplicar conceitos, processos e técnicas, criando soluções inteligentes em empresas dos mais diversos segmentos. São considerados como “profissionais da nova geração”, estudando e analisando informações para impulsionar assertivamente a tomada de decisões.

Embora a ciência de dados já exista há cerca de 30 anos, apenas recentemente ganhou destaque através do desenvolvimento de ferramentas e campos como o Big Data e o machine learning, por exemplo.

Quais as principais funções?

Este é um trabalho que permite diferentes aplicações e com isso, exige os mais variados conhecimentos. Em geral o cientista de dados exerce as seguintes ocupações:

  • Coleta de grande de quantidade de dados e transformação em formatos utilizáveis;
  • Solução de situações de negócio através da orientação por dados;
  • Análise e aplicação de diversas linguagens de programação;
  • Trabalho com estatística e realização de testes utilizando a técnica;
  • Intermediação e colaboração entre as áreas de TI e gestão;
  • Identificação de tendências para auxílio nos mais diversos segmentos de uma empresa, desde o marketing até o financeiro;

Quais os principais domínios de um cientista de dados?

O cientista de dados deve ser capaz de dominar os mais diversos conhecimentos. Em suma, existem alguns temas comuns no dia a dia desses profissionais, tais como:

  • Machine learning: entendimento de algoritmos e automação, voltados para a área de inteligência artificial.
  • Deep learning: um segmento complexo e específico do machine learning que usa dados para diferentes funções.
  • Data preparation: conversão de dados brutos para melhor utilização.
  • Verificação de conteúdo: análise de dados não estruturados para possíveis insights em relação ao negócio.

Como pudemos ver, o cientista de dados é um profissional indispensável para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos hoje. Com uma extensa gama de atividades envolvidas em sua rotina e uma grande responsabilidade no que diz respeito ao crescimento da tecnologia, como um todo, essa área da ciência deve alcançar avanços surpreendentes nos próximos anos!

Nós estaremos de olho e mantendo você informado, é claro!

 

 

Tecnologia hospitalar renova processos

Foto de Tecnologia hospitalar renova processos

Para promover o desenvolvimento da área da saúde, a tecnologia hospitalar surgiu como uma ajuda mais do que bem-vinda! Com ela, soluções inteligentes revolucionaram o ambiente de hospitais, clínicas e centros médicos, em geral, otimizando processos e melhorando o atendimento.

A partir disso, entendemos que investir em inovação tecnológica nesse ambiente é extremamente necessário, afinal, quando tratamos de uma questão tão delicada quanto o bem-estar humano, depender apenas da capacidade de pessoas para gerir todos os procedimentos pode ser bastante arriscado.

O que é tecnologia hospitalar?

Como o nome já diz, tecnologia hospitalar é a aplicação de soluções tecnológicas no ambiente médico. Com ela, é possível tornar as ações do dia a dia mais rápidas e assertivas, garantindo um tratamento aperfeiçoado para os pacientes em questão.

Sabemos que nem todas as instituições contam com essas ferramentas, mas o crescimento da adesão mostra-se contínuo e muito relevante, transformando a realidade de tratamentos em diversas ocasiões.

Quais inovações tecnológicas estão inclusas?

São inúmeras, por isso, escolhemos algumas das principais para reforçar a importância de investir nessa combinação. Veja:

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): essa é uma ficha virtual que reúne todas as informações clínicas de um paciente em questão, evitando o preenchimento manual de formulários, que costumavam ser guardados em determinadas salas, dificultando o acesso e tornado recorrentes situações de perda de materiais.
  • Computação em nuvem: com essa possibilidade, o armazenamento de dados é muito mais seguro, mantendo íntegras as informações.
  • Telerradiologia: esse serviço realiza a emissão de laudos em hospitais sem a necessidade de que um profissional da radiologia esteja presente.
  • Big Data/Google Analytics: ferramentas que tornam possível reunir informações e realizar análises, integrado ao PEP.
  • Wearables: conhecidas como “tecnologias vestíveis” permitem que os sinais vitais dos pacientes sejam continuamente monitorados, funcionando através de pulseiras, braceletes, relógios de pulso, entre outros.

Quero investir! Como começar?

O primeiro passo para realizar o seu investimento em tecnologia hospitalar é escolher uma empresa de confiança, que trabalhe com produtos ou serviços de alto desempenho.

Se você precisa de auxilio nesse sentido, confie na TND Brasil. Somos especialistas em tecnologia da informação e oferecemos as mais diversas soluções para alavancar todo tipo de negócio.

Computação em nuvem, Data Center, Aluguel de Equipamentos e muito mais! Acesse nosso site conheça as opções e entre em contato. Estaremos te esperando.

 

 

 

 

 

Computação em nuvem: tendências para esse ano!

Foto de Computação em nuvem: tendências para esse ano!

 

Sabemos que a área da computação em nuvem representa um dos principais pilares do universo da tecnologia, trazendo diversas soluções que surpreendem em funcionalidade e inovação.

Para garantir que você realize investimentos que valem a pena, trouxemos algumas das principais tendências deste campo apontadas para o ano de 2019! Confira nosso conteúdo e continue avançando em direção ao sucesso do seu negócio.

O que é computação em nuvem?

Resumidamente, podemos dizer que computação em nuvem é o conceito que define a possibilidade de acessar documentos e executar diversas tarefas através da internet, dispensando a instalação de aplicativos, já que o armazenamento de dados é feito através de uma rede de serviços online, que chamamos de “nuvem”.

Caso você queira entender mais profundamente sobre o significado desse serviço, seu funcionamento e vantagens, recomendamos que acesse este conteúdo.

 Quais as principais tendências?

Para que você saiba quais são os futuros impactos que a computação em nuvem pode exercer sobre o seu negócio, acompanhe as tendências para 2019!

  • Hibridismo: de forma geral, acredita-se que o futuro da computação em nuvem não é público ou privado, mas híbrido. Nele, diversos serviços deverão dialogar entre si, fazendo com que as necessidades particulares de cada usuário sejam mais facilmente atendidas.
  • Segurança: o fator segurança deve aparecer de forma reforçada durante este ano no que trata da computação em nuvem, e muito disso está ligado com a fiscalização do GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), que entrou em vigor durante 2018.
  • Automação: embora não seja uma regra estabelecida, trabalhar na nuvem com processos predefinidos é uma das ações que ganhou força ao longo dos últimos anos e promete aparecer com ainda mais intensidade em 2019.

Em 2019, devo apostar na nuvem?

A resposta para essa pergunta é definitivamente positiva! Você deve apostar na computação em nuvem durante este ano, já que os benefícios oferecidos por essa opção são inúmeros e aperfeiçoam de diversas formas o seu trabalho no dia a dia.

Consulte os especialistas da TND Brasil para entender mais sobre as soluções proporcionadas por esse serviço e invista com assertividade na evolução do seu negócio. Confie em quem entende do assunto e comece a parceria ideal.