Pular para o conteúdo

Atualização dos serviços de segurança do Windows XP vai até julho/2015

Windows Xp

A Microsoft já havia deixado bem claro que não daria mais suporte ao sistema operacional Windows XP a partir do mês de abril de 2014, contudo mudou sua estratégia e comunicou agora ao mercado em estender por mais 15 meses a atualização dos serviços de segurança dessa plataforma com vigência até meados de julho de 2015.

A fim de preservar sua imagem perante ao mercado, a empresa decidiu não abandonar definitivamente todo o suporte do XP por tratar-se de um dos sistemas operacionais mais utilizados em PC’s até o momento, e consequentemente os usuários ficariam ameaçados por falta de atualização aos recursos de segurança.

Será mantida a garantia de atualização relacionada aos serviços do Microsoft Security Essentials para os usuários domésticos, e o System Center Endpoint Protection, Forefront Client Security, Forefront Endpoint Protection e Windows Intune no caso das empresas.

Seja como for, a Microsoft tem um abacaxi que precisa ser descascado o mais rápido possível, sobretudo de dar sobrevida ao Windows XP que já tem mais de 12 anos de idade e é uma plataforma totalmente defasada. Seus usuários precisam urgentemente migrar para os sistemas operacionais mais recentes, com mais recursos e maior segurança, e se efetivamente fosse mantida a data de encerramento de todo o suporte passaria a gerar mais receitas com as vendas de novos produtos.

Por fim, a empresa reforça iniciativas e recomendações para os usuários do Windows XP, que terá limitação de suporte, para que frequentemente façam os updates de segurança disponibilizados pelos fabricantes, além de estar sempre atualizado com os sistemas de controle de vírus e programas maliciosos.