Pular para o conteúdo

Internet móvel 5G já está a caminho na Coreia do Sul

Internet 5G

Enquanto no Brasil a internet móvel 4G foi lançada em 2013 e ainda é realidade para poucos, a Coreia do Sul tem previsão de lançar a tecnologia 5G em 2020, que promete ser 1 mil vezes mais rápida quando comparada com a 4G.

Segundo informações, o país estará investindo cerca de US$ 1,5 bilhão para implantar esse novo sistema, garantindo que os cidadãos tenham internet de alta qualidade com uma taxa de transferência de download de arquivos equivalente a 800 MB por segundo, obtendo-se melhoria, como exemplo, na velocidade das informações distribuídas dentro das redes sociais, além da transmissão de filmes na qualidade de UltraHD (4K) que é quatro vezes superior do que a resolução FullHD (1080p) que conhecemos hoje.

O Ministério da Educação, Ciência e tecnologia da Coreia do Sul afirmou que com esse investimento será possível fazer os testes iniciais de conexão da rede 5G já em 2017 e a comercialização em 2020 com a participação e colaboração dos fabricantes Samsung, LG, bem como das operadoras de telecomunicações Korea Telecom e SK Telecom.

Com testes do sistema 5G iniciados em meados de 2013 entre uma distância de 2 quilômetros, a Samsung demonstrou atingir uma velocidade média de 1.056 Gbits por segundo com uso em torno de 60 antenas para cercar problemas causados por interferências que prejudicavam a transmissão de dados em alta velocidade.

Outras regiões do mundo também estão trabalhando com projetos na tecnologia móvel da internet 5G tais como a União Européia, que tem previsão para começar a oferecer aos seus cidadãos no ano de 2020.

Pelo visto todos os projetos têm metas para liberação do sistema 5G em 2020, basta saber quando essa nova tecnologia irá chegar ao Brasil, que levando em consideração outras tecnologias mantém-se em defasagem com os demais do mundo.