Pular para o conteúdo

Serviço da VMware permite executar aplicativos Windows em Chromebooks

Chromebooks

Um novo serviço de virtualização oferecido pela WMware permitirá que dispositivos do tipo Chromebooks (equipamentos com características entre um thin client e um laptop convencional que utilizam o sistema operacional Chrome OS), possam também executar aplicativos Microsoft Windows.

Para o Google, as empresas poderão economizar cerca de cinco mil dólares por mês usando em conjunto Chromebooks e serviços da VMware, este que oferecerá também uma facilidade para as empresas no processo de migração do Windows XP que terá o suporte encerrado em abril de 2014 pela Microsoft.

O anúncio deste novo serviço foi feito pelo Google e a VMware durante a conferência VMware Partner Exchange 2014 em São Francisco, Estados Unidos.

Sanjay Poonen, vice-presidente executivo e gerente geral de “End User Computing” na VMware, relata que os consumidores esperam tirar proveito da computação com o “Thin Clients”, mas querem uma forma para voltar ao modo tradicional e poder rodar aplicativos Windows.

De acordo com Poonen, atualmente a VMware já disponibiliza a versão 5.3 do Horizon View para executar desktops e aplicativos virtualizados em Chromebooks, e a expectativa para uma futura versão do serviço é que dispense as empresas de manter o gerenciamento da infraestrutura de back-end para rodar em ambientes virtualizados.

A operação da solução entre a VMware e parceiros estará disponível em breve, permitindo que as empresas possam acessar aplicativos legados ou desktops Microsoft Windows completos baseados em tecnologias distintas de virtualização da VMware, completa Poonen.

O streaming de desktops poderá ser feito pelo VMware Horizon não só exclusivamente baseado na solução Virtual Desktop Infrastructure (VDI) da VMWare, mas também no Remote Desktop Services (RDS) da Microsoft. Com uso do software VMware Blast, os usuários poderão utilizar um navegador para acessar também aplicativos e dados.

O Chromebook é oferecido no mercado norte-americano pelo Google e fabricantes de equipamentos com preços a partir de 179 dólares. Segundo o vice-presidente da Gerência de produto do Chrome OS, Caesar Sengupta, o uso do Chromebook como “thin client” combinado com os serviços da VMware contribuirá com que as empresas reduzam suas despesas em consequência do custo menor dos aparelhos, diminuição da quantidade de licenças de uso de software bem como otimização dos custos administrativos gerados com o gerenciamento do parque dos tradicionais PCs.