Pular para o conteúdo

Dell fabricará dispositivos com recarga de bateria de modo sem fio

Dell

A Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, em parceria com a Alliance for Wireless Power (A4WP), organização sem fins lucrativos dedicada a construir a solução global de carregamento sem fio denominada Rezence, começará a fabricar computadores e outros dispositivos que utilizam bateria com a recarga no modo sem fio.

Atualmente aparelhos do tipo smartphone e pequenos dispositivos eletrônicos já têm disponível essa tecnologia em escala, onde é possível recarrregar a bateria sem depender de estar próximo a uma da tomada, bastando adquirir uma estação de carregamento, apoiar o aparelho sobre a mesma para início do procedimento e deixar de lado a preocupação com o carregador convencional.

Com essa tecnologia de recarga de modo sem fio será possível alimentar baterias semelhantes às dos atuais ultrabooks, com potências que variam de 20 a 50 watts. Além disso, a recarga da bateria dos aparelhos celulares poderá ser feita simplesmente deixando-os sobre um laptop.

Para o vice-presidente de tecnologia da Dell, Glen Robson, a tecnologia em questão, desenvolvida com base no processo de ressonância magnética, permitirá a melhoria na experiência do usuário em relação ao carregamento sem fio, e se estenderá no seu uso para um crescente número de residências e empresas nos próximos anos.

Embora a Dell não tenha uma data prevista para o lançamento de produtos com essa tecnologia, a A4WP irá apresentar o projeto na MWC 2014 (Mobile World Congress) que acontecerá na cidade de Barcelona, Espanha, de 24 a 27 de fevereiro.