Pular para o conteúdo

Datacenter da Microsoft começa a operar no Brasil para oferecer computação em nuvem

Microsoft datacenter

Com promessas de otimizar o serviço de computação em nuvem na região do Brasil e  América Latina, a Microsoft anunciou a inauguração de um datacenter, onde planeja se manter posicionada como empresa voltada a dispositivos e softwares, e impulsionar mais negócios. Dessa maneira, o Brasil se coloca como uma das 11 regiões no mundo dispondo de infraestrutura local na plataforma de computação em nuvem da Microsoft, o Azure.

De acordo com André Echeverria, gerente-geral da divisão de nuvem para empresas da Microsoft Brasil, o datacenter que não teve seu local exato divulgado por questões de segurança, levou 18 meses em sua construção. Sabe-se apenas que fica em uma área de grande confluência de telecomunicação e conectividade no Estado de São Paulo.

A plataforma Azure está disponível para uso de empresas, onde grande parte delas já migrou seu ambiente computacional para a nuvem resultando em corte de gastos com estrutura própria de tecnologia da informação. Para as pessoas físicas, é oferecido o serviço OneDrive, que utiliza a infraestrutura do Azure, e outros que tiver interesse em contratar.

Echeverria comenta que no projeto do datacenter não houve nenhum incentivo ou apoio governamental e já fazia parte dos objetivos da Microsoft há algum tempo, e destaca ainda que a velocidade dos serviços poderá aumentar em até 30 vezes mais para os usuários brasileiros.

A Microsoft revela que globalmente o Azure tem crescimento na receita de 148% ao ano distribuído em 90 países, totalizando investimentos próximos a US$ 1 bilhão, e detalhes especificamente sobre o Brasil ainda não comenta.