Pular para o conteúdo

Novo Bluetooth 4.2 traz mais segurança, maior velocidade e menos consumo de energia

Nova Tecnologia

Foi divulgado nesta semana a nova versão 4.2 do Bluetooth pela organização Bluetooth Special Interest Group, responsável pelo desenvolvimento deste padrão de conexão, com foco na tendência do mercado da Internet das Coisas bem como nos novos dispositivos lançados no mercado.

Esta nova versão do Bluetooth oferece um aumento na segurança e melhor desempenho na transferência de dados, sendo capaz de lidar com arquivos de tamanho 10 vezes superior e transferi-los com velocidade até 2.5 vezes maior quando comparados com a versão anterior.

A maior eficiência na transferência de dados resultará em um consumo de energia menor, destaque importante para os dispositivos vestíveis. Geralmente os aparelhos usam o Bluetooth de forma primária para se conectar com outros equipamentos, e devido suas baterias serem compactas, o alto consumo de energia está sendo um dos principais empecilhos para estes dispositivos.

A compatibilidade de padrões de conexão IP com a internet também aumentou para o IPv6/6LoWPAN, além da possibilidade do uso da criptografia, que aumenta a segurança na troca de dados entre os aparelhos.

A previsão é que esta nova tecnologia chegará ao mercado no segundo trimestre de 2015, com alguns recursos disponíveis somente em novos dispositivos, mesmo considerando-se o princípio de se manter a compatibilidade nos aparelhos com Bluetooth de versões anteriores.