Pular para o conteúdo

Novo vírus rouba dados de computadores mesmo quando desconectados com a internet

virus

De acordo com um grupo de pesquisadores israelenses da Universidade Ben-Gurion do Negev, localizada na região de Be’er Sheva, acaba de ser criado um vírus com a capacidade de roubar dados de computadores mesmo sem estarem conectados com a rede de internet, onde a técnica na verdade é extrair os dados da máquina partindo simplesmente de um telefone celular.
 

Yisrael Mirsky, estudante de doutorado da Universidade e co-autor do estudo, explica que a infecção do malware tem início do seu processo através da transmissão com um pendrive.
 
Assim que executado, o vírus cria uma série de instruções que trafegam entre a CPU e a memória do computador. Na sequência são disparadas emissões de rádio nas frequências GSM, 4G (LTE) ou UMTS que se propagam até serem recebidas por um aparelho celular que ao executar um aplicativo específico capta essas frequências e acaba interceptando os dados do computador.
 
A transmissão do vírus é feita em pequenos pacotes de dados, chegando a aproximadamente um ou dois bits a cada segundo. Mesmo considerando-se baixa essa quantidade, já é suficiente para roubar senhas e informações sigilosas.
 
No estudo foi utilizado um antigo telefone celular da marca Motorola modelo C123, que possui mais de nove anos, onde os técnicos conseguiram capturar os dados de um computador sem conexão com a internet a uma distância média de cinco metros. No caso de se utilizar aparelhos celulares mais modernos, dispondo inclusive de antenas mais potentes, o desempenho da velocidade de transmissão deve crescer consideravelmente, já com um novo receptor projetado, resultaria da extração de mil bits por segundo calculados a uma distância limitada de 30 metros.
 
Esta pesquisa será apresentada nesta semana durante o 24ª Simpósio de Segurança USENIX, na cidade americana de Washington DC, como sendo a primeira a mostrar que é possível roubar dados com origem em malwares entre um computador e o telefone de celular.