Pular para o conteúdo

Ransomware: evite o “sequestro” de arquivos e a exigência de pagamento do resgate

ransomware-evite -o-sequestro

Ações de malwares originados por programas maliciosos infelizmente estão cada vez mais presentes em computadores que não estão protegidos com uma solução adequada de antivírus.

Uma nova praga digital chamada de ransomware aproveita a vulnerabilidade de equipamentos desprotegidos.  Este tipo de malware está popular entre os cibercriminosos por se tratar de um negócio muito rentável que age através de um plano de extorsão que resulta em ganho de dinheiro fácil e rápido.

O golpe dos cibercriminosos é infectar os computadores dos usuários através de aplicativos maliciosos baixados no equipamento, assim efetuam o bloqueio de acesso aos seus arquivos, chantageiam com um preço de resgaste para o desbloqueio, e as vítimas que tornam-se reféns da falta de seus arquivos e dependência dos mesmos acabam desembolsando a quantia exigida.

Este bloqueio tratado como um “sequestro” de arquivos é criptografado pelos cibercriminosos que oferecem as chaves de decodificação como forma de resgate, conhecido também como cryptoware.

Hoje podemos considerar este malware como um dos problemas que mais têm causado transtornos na segurança da tecnologia da informação, e se propaga diariamente com suas variantes identificadas como CTB-Locker, TorrentLocker, CryptoLocker, Cryptowall, PrisonLocker, TeslaCrypt, CoinVault, entre outras que a cada momento são desvendadas.

Inclusive ontem foi veiculado no programa de televisão, o Fantástico da Rede Globo, casos que demonstram o modo que os usuários tornaram-se alvo de ataques deste malware, você pode assistir esta reportagem completa, clique aqui.

Uma das medidas que devem ser tomadas para se proteger do ransomware é realizar a rotina de backups de todos os seus arquivos diariamente. A TND Brasil dispõe das melhores soluções de cópia de segurança e recuperação de arquivos.

Além disso, também oferece os produtos da Kaspersky que são eficazes no controle e proteção do seu ambiente de TI, onde barram as vulnerabilidades nos servidores, estações de trabalho e se estendem até smartphones e tablets. Se for detectada alguma alteração anormal sobre seus arquivos, o Kaspersky cria imediatamente novas cópias desses arquivos para impedir a ação do “sequestro” sobre os mesmos. Na sequência verifica o programa que tenta modificar os arquivos, e se confirmada a suspeita ele é totalmente inibido e bloqueado.
 
Clique aqui e contate a TND Brasil para saber como proteger seus computadores do ransomware.