Identificado vírus criado no Brasil que faz “sequestro” de arquivos

Malware_Ransomware

De acordo com especialistas da Kaspersky Labs, que produz soluções para proteção digital, em 2015 o Brasil foi o quarto país mais atacado pelo malware chamado ransomware, inclusive já foi identificada uma versão deste tipo de vírus desenvolvida por brasileiros com alvo principal as empresas locais.

Neste malware brasileiro foi utilizado o código Hidden Tear, que encontra-se publicado no GitHub, serviço de hospedagem em nuvem compartilhado, e depois de customizado foi propagado em sites populares e mascarado com uma suposta atualização do plugin Adobe Flash Player.

Ao executar o ransomware no computador, os arquivos salvos na área de trabalho do usuário são criptografados com o algoritmo AES 256 e recebem a extensão “.locked”, consequentemente a vítima fica impossibilitada de acessá-los. Na sequência da ação, o vírus dispara uma mensagem ao usuário com o comunicado do “sequestro” dos dados e aponta um link com a explicação que deve haver um acerto de pagamento para o resgate dos arquivos no valor de 2 mil reais através do Bitcoin – base de uso da moeda criptográfica.

Para que você esteja protegido contra este malware e evite contratempos, clique aqui para contatar a TND Brasil que é especialista em proteção digital, comercializa e implanta soluções da Kasperky na sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *