Pular para o conteúdo

Sinal de TV analógica no Brasil começa a ser desativado a partir de hoje

tv analogica

O procedimento de desativação do sinal de televisão analógica no Brasil começa gradativamente a partir de hoje na primeira cidade de Rio Verde, no estado de Goiás.

De acordo com o cronograma anunciado pelo Ministério das Comunicações, neste ano a única capital que está dentro do plano de desligamento do sinal da TV analógica é o Distrito Federal, incluindo todas as cidades da região.

Houve um adiamento no prazo da mudança definitiva do sinal da TV analógica para a digital no Brasil devido aos eventos que acontecerão no país tais como as Olimpíadas ainda neste ano e a eleição presidencial em 2018. A previsão de alcançar 100% da migração de todos os televisores conectados no território brasileiro será em 2023.

As redes de televisão de canal aberto já estão informando na sua grade de programação a respeito da necessidade de utilizar aparelhos de TV que já possuam conversores integrados ou da aquisição de equipamentos externos compatíveis com a tecnologia digital.

O lançamento da TV digital no Brasil aconteceu no dia 3 de dezembro de 2008 na cidade de Campinas, em São Paulo, e demais da região, que foram as primeiras entre as não capitais a receber o sinal.