Pular para o conteúdo

Cartão de crédito tem risco de ser clonado no falso app para Android

app falso

De acordo com um comunicado da Kaspersky Lab, especialista em segurança e proteção digital, um falso aplicativo na plataforma Android chamado de “Recarga Celular” disponível desde o mês de novembro do ano passado na Play Store, loja do Google na internet, traz o risco de clonar o cartão de crédito do usuário que o utilizar.

O aplicativo dispõe de informações falsas na promessa de oferecer à vítima uma quantia em dobro do valor de crédito que for confirmado de recarga, porém a consequência é de ser um golpe ao assinante do celular pré-pago, sobretudo por coletar os dados do cartão de crédito que é obrigatório cadastrá-lo para a suposta “recarga”.

Ao concluir o preenchimento dos dados solicitados, a vítima é encaminhada para um site que não tem relação com qualquer operadora de telefonia celular, e informa a confirmação dos registros lançados tais como o número do CPF, nome, valor desejado da recarga, número do cartão de crédito, MM/AAAA (validade do cartão), CVV (código de segurança do cartão). A partir daí o golpe da clonagem do cartão de crédito se consolida.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil e responsável pela descoberta do falso aplicativo, comenta que o Google já foi notificado sobre a existência na Play Store deste app malicioso, e os usuários de Android foram alertados para baixar e utilizar somente aplicativos oficiais de recarga de créditos exclusivos das operadoras de telefonia celular.

Para saber mais sobre as soluções de proteção da Kasperksy e evitar que você caia neste golpe, faça contato com a TND Brasil, lembrando que este falso app é detectado pelo Kaspersky Internet Security for Android como HEUR:Trojan-Banker.AndroidOS.Fareac.a.