Pular para o conteúdo

Como os robôs vão nos ajudar

robôs

A cada dia a robótica e a inteligência artificial avançam mais. Estas tecnologias trarão muitos benefícios para nossas vidas. Os robôs, por exemplo, vão nos ajudar em diversas tarefas do dia a dia e nos liberarem para focar em atividades mais estratégicas e com menor risco.

Para aproveitar estas tecnologias temos que deixar todos os temores para os livros e filmes de ficção científica, afinal os robôs rebeldes só existem lá. Na vida real, eles são fabricados para facilitar nossas vidas e fazer com que avancemos para um futuro high tech. Mas se for se inspirar nas histórias peguem como base as três regras da robótica descritas no livro “Eu, robô” de Isaac Asimov.

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por ócio, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.”

Nesta obra ele aborda alguns casos nos quais os robôs poderiam estar errados, mas a personagem principal sempre encontra o culpado: os seres humanos. A robótica e a inteligência artificial são reais e avançam para nos ajudar em todas as áreas da nossa vida.

Hoje, já temos mecanismos de buscas mais inteligentes, ferramentas de tradução automáticas, GPS com rotas definidas conforme informações de trânsito, assistentes pessoais nos celulares que organizam toda a nossa vida e muitas outras ferramentas que, hoje, não conseguimos viver sem.

Outro ponto que ainda causa certa preocupação na sociedade é o perigo dos robôs tomarem os empregos das pessoas. Mas na verdade isso já existe há muito tempo e as vagas de empregos e perfis dos profissionais se adaptam a estas mudanças, como um processo natural da evolução.

Visitando feiras de tecnologia é possível ver os avanços e o que o futuro nos reserva: robôs, robôs, robôs e mais robôs. Agora as funções que eles desempenharão vão desde atender ao telefone na sua empresa, passando por levar seu cachorro para passear, cuidar do seu filho, resgatar vítimas de acidentes, desarmar bombas e muitas outras. Mas uma coisa é certa: eles vão ajudar a humanidade a evoluir.