Pular para o conteúdo

O que é neutralidade de rede e como isso pode te afetar?

O conceito de neutralidade de rede está cada vez mais presente em rodas de conversa sobre tecnologia.

Este assunto tem feito muito barulho nos últimos anos e gerado polêmica, afinal, existem pontos positivos e negativos que permeiam a discussão e as opiniões, naturalmente, divergem.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre isso.

Entendendo a neutralidade de rede

O conceito de neutralidade de rede na verdade é bastante simples, ele defende a ideia de que o tráfico de dados deve ser encaminhado e distribuído sem discriminação ou limitações, isso deve ocorrer independente do consumo de banda requerido.

Nas palavras do Professor Tim Wu, que representa a Columbia Law School, a neutralidade de rede se define da seguinte forma: “Neutralidade da rede é melhor definido como um princípio do design da internet. A ideia é que o máximo aproveitamento da informação pública da internet aspira o tratamento de todo o conteúdo, sites e plataformas igualmente”.

Essa ideia não agrada a todos e gera um grande debate, afinal, a neutralidade de rede é algo positivo ou negativo para os usuários? Na lista abaixo você pode conferir os argumentos contrários e favoráveis ao conceito, respectivamente.

Argumentos contrários

  • A neutralidade de rede ignora a prioridade na rede, o que pode ser bastante importante para os próximos anos de inovação tecnológica quando se trata de internet, este argumento é muito defendido por empresas que oferecem serviços de comunicação.
  • A internet não funciona de forma neutra, existem companhias que possuem maior influência do que outras. Este argumento defende a hierarquia da importância de determinados serviços, que devem possuir valores diferentes.
  • A neutralidade de rede pode sobrecarregar os provedores de internet, prejudicando grandes veículos como YouTube ou blogs.

Argumentos favoráveis

  • Uma internet neutra, ou seja, com todos os conteúdos distribuídos igualmente e com a mesma velocidade de dados, torna o uso na rede mais democrático e acessível para todos.
  • A neutralidade de rede também defende um controle de dados onde as empresas de telecomunicações não possam favorecer a si mesmas no momento de decidir a velocidade de determinados sites, dando espaço para elementos antes prejudicados por uma internet não neutra.
  • A internet neutra funcionaria como uma espécie de televisão a cabo, o que pode incentivar a competição entre os veículos que consequentemente traz muita inovação, sendo positivo para a internet.

Agora que você já entendeu mais sobre a neutralidade de rede, acesse nosso site e confira equipamentos inovadores que fazem a diferença no universo da tecnologia!