Pular para o conteúdo

Conheça o North Sense, o piercing que serve como bússola

north-sense

A tecnologia avança e diariamente são anunciadas novidades que são úteis para o nosso cotidiano. Cada vez mais diferentes, passamos de aplicativos à pulseiras inteligentes, e agora para implantes chamados de biohacking.

Existem no mercado diversos artigos tecnológicos que têm grande potencial para mudar o nosso estilo de vida, este é o caso do North Sense, um dispositivo composto por um microchip revestido de silicone biocompatível e quatro conectores que devem ser implantados na pele. O North Sense é uma espécie de piercing introduzido na pessoa, onde parte dele fica exposto.

Uma vez implantado no usuário, o aparelho vibrará sempre que direcionado para o norte, considerado o polo magnético do planeta. O dispositivo então guiará o usuário sem a necessidade do auxílio de um mapa ou de um GPS, já que não precisa estar conectado com a internet e pode ser controlado por um smartphone através de um aplicativo específico, permitindo alguns ajustes no dispositivo como a intensidade da vibração, o que pode ser bem útil para exploradores e alpinistas, por exemplo.

A criadora do North Sense é uma empresa britânica chamada Cyborg Nest que tem como slogan “projete sua evolução”, e descreve seu produto como um sentido artificial que não muda o seu corpo, mas sim a sua mente.

A Cyborg Nest é composta por cinco pesquisadores, entre eles o renomado Steve Howarth, que ficou conhecido por ter criado e popularizado os implantes subdermais (a pele ganha um aspecto de arte em 3D com o implante, ficando totalmente debaixo dela) e transdermais (a peça implantada fica exposta), e a modificação corporal conhecida como orelha de elfo.

No time da empresa ainda atuam dois artistas “ciborgues”, o primeiro é Neil Harbisson que tem uma antena conectada à internet implantada em seu crânio, o que lhe permite perceber as cores e senti-las do espaço, já que Neil sofre de acromatopsia (doença que o faz enxergar em preto e branco), e Moon Ribas que implantou em seus braços dispositivos que a permitem sentir as atividades sísmicas da terra e da lua.

O North Sense ainda está sendo finalizado pela Cyborg Nest, faltando alguns detalhes, como a forma de recarregado a bateria, mas já está disponível em pré-venda com o custo de 250 Libras esterlina mais o valor do frete, e quem o comprar será pioneiro no novo capítulo da humanidade, ou pelo menos é isto que a empresa promete em seu site, mas para isso você primeiro terá de selecionar e contratar um bom body piercing.