Pular para o conteúdo

Endless: o computador que oferece conhecimento e educação off-line

Endless-computador-TND

A revolução dos computadores é uma das maiores ações na história da humanidade. Para algumas pessoas, ter um computador é algo completamente necessário, entretanto cerca de 75% da população mundial ainda está fora do alcance dessa máquina.

Como seria o mundo se todas as pessoas tivessem acesso às oportunidades que a tecnologia da informação tem a oferecer? É assim que a empresa chamada Endless apresenta sua ideia e o seu motivo de existir no mercado.

A Endeless criou computadores de baixo custo e um sistema operacional excelente e gratuito, após levantar que em torno de 5.8 milhões de pessoas no mundo não possuem um computador. O motivo apontado é devido os equipamentos serem caros demais e/ou por só terem função de uso quando conectados a internet, algo que mais outras milhões de pessoas não têm acesso, ou quando dispõe é oferecido com baixa qualidade.

Com estes desafios a serem enfrentados, a Endless lançou um equipamento com sistema operacional homônimo, o Endless OS, que não precisa de conexão com a internet, e já vem com uma grande quantidade de conteúdo educacional e de entretenimento armazenado.

Fácil de usar, o sistema operacional foi baseado no Linux e funciona como executado num smartphone cheio de Apps na tela inicial, que podem ser acessados com um único clique.

O Endless OS contém enciclopédia com mais de 80 mil artigos, sessões com informações sobre saúde, cultura, educação dos filhos e muito mais. Ele é voltado para o ensino e com predefinições básicas para qualquer um ser capaz de criar trabalhos e apresentações, ensinar e estudar, e até mesmo editar fotos, tudo sem internet.

São mais de 100 programas gratuitos já instalados, para edição e criação de textos, planilhas e apresentações. O sistema ainda conta com vídeos, palestras e conteúdo de matérias didáticas como matemática, biologia, geografia e etc. Músicas, jogos e vídeos completam o conteúdo off-line já incluso no sistema.

Com opção de conexão à internet, o Endless OS permite ser executado em qualquer computador comum, dando acesso a todos os sites de maneira fácil, rápida e fluida.

Os computadores lançados pela empresa são o Endless Mini e o Endless One. Com belo design tanto no software quanto no hardware, são fáceis de usar até por uma criança.

O Endless Mini possui 1GB de RAM, 24GB de espaço de armazenamento no disco rígido, entrada HDMI, entrada de vídeo RCA e processador Quad Core, tudo por 700 reais. Conta ainda com uma opção com disco rígido de 32GB e 2GB de RAM por 899 reais.

Já o modelo Endless One apresenta características mais “potentes”, com duas opções de configuração. A primeira com 2GB de RAM, processador Dual Core, disco rígido de 32GB, uma porta USB 3.0 e outras duas USB 2.0, Wi-Fi e Bluetooth. A segunda configuração ainda conta com disco rígido de 500GB e auto-falante embutido.

Os dois computadores têm um design minimalista, nas cores branco e laranja, ocupam pouquíssimo espaço, e não acompanha monitor, teclado e mouse.

Com essa novidade, a Endless se projeta no mercado como um grande “player” a fim de alcançar toda a faixa de pessoas no planeta que ainda não tem computador.