Pular para o conteúdo

Conheça o novo robô SpaceX que está causando curiosidade

02A SpaceX é uma empresa californiana dos Estados Unidos, fundada há 15 anos por Elon Musk, que também é um dos fundadores do PayPal. Com o nome completo de Space exploration Technologies Corporation, a SpaceX trabalha na criação de novas tecnologias que tornam o transporte espacial mais prático e barato, um dos seus maiores objetivos é tornar possível a colonização de Marte. Com o lançamento do seu novo robô SpaceX tem causado grande curiosidade entre seus admiradores.

Dos produtos da SpaceX, o foguete Falcon 9 é sem dúvida o mais conhecido. Seu desenvolvimento foi anunciado em setembro de 2005 e de lá pra cá passou por inúmeros testes e adaptações até que em março deste ano, o Falcon 9 se tornou o primeiro foguete reutilizável da história.

O novo robô SpaceX

Recentemente a população tomou conhecimento sobre o novo robô SpaceX  por intermédio de uma pessoa que sobrevoava em um helicóptero a região da plataforma da SpaceX chamada de “Of Course I Still Love You” (“Claro que ainda Te Amo”) e avistou uma enorme estrutura desconhecida, registrou e as imagens viralizaram gerando grande agitação e inúmeras especulações entre os fãs e admiradores da empresa sobre o que seria o novo robô SpaceX.

A “Of Course I Still Love You” fica localizada em um navio na costa leste dos Estados Unidos e tem como finalidade auxiliar nos pousos de foguete que ocorrem em alto mar. O robô é sempre visto quando há testes de pouso em foguetes Falcon 9 na plataforma.

Teorias e especulações

Sobre o misterioso novo robô da SpaceX muitas teorias vão surgindo e em cada uma delas há quem quer dar seu palpite ou opinião. O robô já ganhou até dois apelidos carinhosos: Roomba, que faz uma referência ao famoso robô aspirador de pó e Optimus Prime, em homenagem ao personagem da franquia Transformers.

A teoria mais aceita e provável sobre a função do robô é de que ele está presente na plataforma para estabilizar o pouso dos foguetes, evitando que os mesmos tombem por conta do movimento do mar, causando acidentes. O processo provavelmente ocorre após o pouso, neste momento o robô se posiciona sob o foguete e o segura com uma espécie de pá hidráulica.

Este suposto processo tornaria desnecessária toda movimentação de uma equipe até o local da plataforma a cada pouso, poupando os custos de transporte e garantindo a segurança dos trabalhadores.

No entanto, tudo isso não passa de teoria. A SpaceX ainda não confirmou se essa seria a real função dada ao robô, o seu verdadeiro nome e intuito permanecem um mistério.

Enquanto não descobrimos mais detalhes, a TND Brasil dispõe de um time de profissionais com as respostas concretas quando o assunto é Tecnologia da Informação. Acesse nosso site e confira as melhores soluções.