Pular para o conteúdo

Gêmeos Digitais – O que é esta nova tendência?

dispositivos-de-Segurança-post

Desde a segunda metade do século XX, os avanços tecnológicos têm sido cada vez maiores e mais rápidos. Aos poucos, vamos vendo nosso mundo se transformando em inúmeros aspectos: sociais, econômicos, empresariais e até mesmo na forma que nos comunicamos. Em meio a tantas mudanças, é comum que surjam novas tendências de mercado, hoje vamos conhecer uma delas: os Gêmeos Digitais.

O que são Gêmeos Digitais?

Os Gêmeos Digitais foram apresentados pelo Gartner (empresa que atua com consultorias, pesquisas e eventos em tecnologia) como uma das 10 principais tendências de tecnologia para o ano de 2017, e parece ter vindo para ficar. A ideia consiste em criar uma cópia virtual de desenvolvimentos reais, ou seja, enquanto um novo produto é criado, uma cópia digital é feita registrando todas as etapas deste processo. Acredita-se que daqui três a cinco anos, milhões de produtos já serão simulados neste sistema.

A ideia surgiu em 2003, quando o Dr. Michael Griemes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conceituou o gêmeo digital como a informação de ligação entre o produto físico em um espaço real e o gêmeo digital no espaço virtual.

O conceito dos Gêmeos Digitais está muito próximo do conceito da tecnologia de nuvem, pois se baseia nele. Enquanto o objeto é desenvolvido em um espaço real, uma imagem digital é criada a partir dos dados disponíveis que ao serem combinados com modelos de engenharia, facilitam a identificação de possíveis problemas, gerando uma otimização na produção.

Durante este processo é analisado o design do novo produto, após isso é construído o protótipo, ao mesmo tempo em que o gêmeo digital vai se formando, reproduzindo tudo nos mínimos detalhes, incluindo anomalias. Após o desenvolvimento, os produtos físicos e virtuais são testados de maneira interativa.

E quais são as vantagens?

Existem inúmeras vantagens da produção através do sistema de gêmeo digital. Os processos chaves se tornam mais automáticos, mais fáceis de ser otimizado, o tempo de produção é reduzido, os produtos desenvolvem maior capacidade de adaptação, a previsibilidade de ganhos se torna maior e a correção de erros se torna mais fácil.

Em resumo, torna a produção de novos produtos muito mais rápida, prática e eficiente, não existem dúvidas sobre quais foram os motivos que fizeram dos Gêmeos digitais uma grande tendência no mercado tecnológico.  Há muito que esperar disto, acredita-se que muitas empresas abracem este sistema para os próximos anos.

Claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, principalmente pelo fato de ser uma tecnologia que foi colocada em prática muito recentemente e ainda não é expressamente conhecida no mercado, mas dado a sua quantidade de vantagens, a expectativa é de grande crescimento.

Quer conhecer mais sobre o universo da tecnologia? Acesse www.tndbrasil.com.br e encontre a melhor solução para você e para sua empresa!