Pular para o conteúdo

Green IT: TI Sustentável, confira 5 dicas de como colocá-la em prática na empresa

O termo utilizado Green IT refere-se ao conjunto de ações que visa à criação de estruturas da área de Tecnologia da Informação sustentáveis.

Os consumidores estão cada vez mais atentos à procedência dos produtos que adquirem. Graças ao maior acesso à informação, o público tem feito escolhas cada vez mais orientadas, com o objetivo de tornar seu consumo mais sustentável.

As empresas no mercado de TI não observam este fenômeno de forma passiva. Atentas à tendência, elas criam cada vez mais estratégias para tornar todos os tipos de negócios mais sustentáveis. Uma delas é a Green IT ou TI Sustentável.

 

O que é a Green IT?

Conforme descrevemos no início deste artigo, a Green IT é um conjunto de ações que visa à criação de estruturas de TI sustentáveis.

Afinal de contas, a produção e o descarte de equipamentos têm grandes impactos sobre a natureza, do mesmo modo que a energia necessária para o seu funcionamento.

Empresas que abraçam a Green IT criam estratégias para reduzir este impacto – ou, até mesmo, anulá-lo.

 

Como aderir à Green IT?

A Green IT é algo mencionado há décadas na literatura especializada. Só que, na prática, ela é algo pouco explorado.

Ainda assim, já há ações documentadas que devem ser seguidas por empresas que querem colocá-la em prática. Confira:

 

  • Tenha o tripé da sustentabilidade em mente

De acordo com o tripé da sustentabilidade todo produto e serviço deve ser sustentável sob os pontos de vista social, ambiental e econômico.

Isto significa que é importante usar materiais ecológicos, produzidos de forma socialmente responsável e que alavanquem o crescimento da sua empresa.

Colocar estes fatores em prática em seu negócio é o início do caminho em direção à Green IT.

 

  • Adquira seus equipamentos de fornecedores comprometidos com a sustentabilidade

Atentos à tendência da sustentabilidade, muitos fabricantes de produtos de TI passaram a desenvolver linhas de equipamentos ecológicos.

Sejam usando materiais menos agressivos ao meio ambiente ou reutilizando partes de itens usados, há cada vez mais ações neste sentido.

Ao fazer aquisições para a sua empresa visando à adoção da Green IT, é importante que você dê preferência a eles.

 

  • Evite descartar os equipamentos que sua empresa já tem

Porém, se o seu negócio já conta com uma estrutura de tecnologia da informação, não é interessante descartar os equipamentos antigos e adquirir novos apenas em prol da Green IT.

Isto porque a sustentabilidade também passa pela redução dos resíduos. Deste modo, o ideal é que você use os equipamentos que já tem pelo maior tempo possível ou reutilize-os de maneira adequada.

 

  • Precisa descartar equipamentos? Faça-o do jeito correto

Contudo, é impossível manter os mesmos equipamentos para sempre. Quando chegar a hora de se desfazer deles, faça-o do jeito correto: há empresas que recolhem equipamentos usados gratuitamente. O ideal é que você deixe os seus nas mãos delas.

 

  • Use fontes de energia renováveis para a sua estrutura de TI

Para aderir à Green IT, também é preciso prestar atenção à energia usada para fazer sua infraestrutura funcionar.

 

O ideal é que você invista em fontes limpas, como a energia solar: basta instalar painéis solares em sua empresa e aproveitar a energia dos raios. Além disso, se houver excedente, você pode vendê-lo. O investimento compensa!

 

Quer colocar a Green IT em prática? Conte com quem oferece soluções que agregam seus projetos!

A TND Brasil está sempre atenta às tendências.

Fale com a gente para saber mais!

+55 11 3717-5537

contato@tndbrasil.com.br