Pular para o conteúdo

IBM Summit: Conheça o computador mais rápido do mundo

 

Recentemente, a humanidade deu mais um passo tecnológico importante: A criação do Summit, da IBM. O projeto é fruto de uma parceria entre a gigante da informática, Nvidia, e o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que deu origem ao supercomputador mais rápido do mundo, chamado de Summit. Com ajuda de inteligência artificial e do machine learning (traduzido em português, aprendizado de máquina), a máquina promete revolucionar pesquisas científicas e o modo como lidamos com novos achados.

 

Qual é a capacidade de processamento do Summit, da IBM?

O Summit tem uma capacidade de processamento de 200 petaflops por segundo. Traduzindo, isso significa que ele pode realizar 200 quadrilhões de cálculos neste período de tempo. Isto o torna cerca de um milhão de vezes mais rápido do que um notebook doméstico regular. Dá para imaginar?

Para realizar esse incrível processo, a máquina possui uma robusta estrutura, formada por 37 mil processadores, sendo 9 mil da IBM e 28 mil da Nvidia, tudo conectado por 300 metros de fibra ótica.

 

Por que o Summit é tão importante?

A comunidade científica foi a que mais se animou com o lançamento do Summit. E não é para menos, afinal, seu anúncio oferece muito mais potencial para a pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Selecionamos alguns pontos para que você possa entender o que faz dessa máquina tão surpreendente. Confira:

  • O Summit representa uma nova fase na corrida tecnológica entre China e Estados Unidos

Não é novidade que nos últimos anos os Estados Unidos vêm tentando se reafirmar como potência, diante da expansão tecnológica e comercial da China. Neste cenário, sabemos que o antigo supercomputador mais rápido do mundo, o Sunway TaihuLight, era chinês, o que faz com que a partir de agora tudo indique que o Summit iniciará um novo capítulo na batalha para ver quem domina o universo da tecnologia mundial.

  • O Summit permite que cientistas façam longos experimentos em pouco tempo!

Algumas pesquisas exigem anos de análises de dados até serem divulgadas para a comunidade científica.

Com o Summit, este problema está com os dias contados. Sua capacidade impressionante de processar informações e dados faz com que análises que antes levariam dias ou meses para estarem prontas, possam ser feitas em questão de horas. Isso significa que os avanços científicos chegarão muito mais rápido ao cotidiano da população mundial.

  • Inteligência artificial a favor dos questionamentos científicos

A facilidade de processamento demonstrada pelo computador da IBM tende a fazer com que cientistas façam questionamentos cada vez mais ousados e ambiciosos. Com isso, o Summit nos deixa mais próximos de grandes avanços e de respostas ainda não descobertas pela ciência.

 

Em busca de soluções tecnológicas para a sua empresa? Conte com a TND!

O Summit está disponível apenas para pesquisas científicas, mas isso não significa que você não pode contar com tecnologia de ponta no seu negócio. Aqui na TND Brasil, temos um time de especialistas pronto para indicar exatamente o que a sua empresa precisa. Entre em contato conosco e saiba mais por telefone (11) 3717-5537 ou e-mail contato@tndbrasil.com.br.