Pular para o conteúdo

Fake News: como lidar com essa ameaça?

 

Você certamente já recebeu ou compartilhou alguma notícia de conteúdo duvidoso nas plataformas digitais. Esses materiais são conhecidos como fake news (em português, notícias falsas) e são considerados como uma ameaça para o senso crítico dos usuários, influenciando na tomada de decisões de diversos aspectos.

Para conscientizar nosso público sobre os perigos voltados para a disseminação de notícias irreais, desenvolvemos esta publicação. Lembre-se de compartilhar com a sua rede de amigos! Afinal, é importante estarmos todos cientes a respeito do assunto.

Como surgiu o termo fake news?

Considerando informações do Google Trends, foi durante as eleições norte-americanas de 2016 que o termo popularizou-se. O motivo para tal acontecimento foi o número exorbitante de notícias falsas espalhadas mundialmente que tratavam de propostas dos candidatos à presidência da época (Hillary Clinton e Donald Trump).

Vale lembrar que este momento da história não marcou o nascimento do termo fake news, mas o ponto em que sua propagação tornou-se acentuada. De acordo com o dicionário Merriam-Weber, a expressão já existe há mais de cem anos, entrando para uso no final do século 19.

Quais os reais perigos?

Quando uma notícia falsa se espalha pela internet, seu alcance é ilimitado. Pessoas de diferentes camadas sociais, culturas e crenças, são impactadas com tal conteúdo e suas reações podem ser mais as variadas.

Como qualquer outro tipo de conteúdo, as fake news possuem potencial para formar opiniões. E com isso, terminam por distorcer posicionamentos, dificultando o diálogo transparente entre grupos de pessoas e fomentando a confusão intelectual, o que significa retrocesso para a sociedade, como um todo.

Aqui, deixamos um exemplo: ao ler uma matéria falsa sobre tecnologia, que fala sobre a substituição integral de seres humanos por robôs em empresas, um usuário pode tomar medidas desnecessárias – e até mesmo preocupantes – sobre sua atuação profissional naquele momento.

Mas então, como devemos lidar?

Existem algumas ações simples que podemos realizar para evitar ou diminuir a disseminação de fake news.

O primeiro passo é verificar a veracidade do conteúdo antes de compartilhá-lo! Você pode fazer isso buscando por informações em fontes confiáveis, como jornais e revistas que realmente possuem credibilidade.

Além disso, é importante ler a notícia até o final! Não divulgue um conteúdo com base no texto da manchete, a tendência sensacionalista é uma das principais responsáveis pela disseminação de notícias falsas.

E por fim, não se esqueça de ser crítico. Avalie cada trecho do material antes de contribuir para o seu alcance, em muitas situações, você será capaz de notar por si só quando as fake news surgirem no ambiente digital.

Navegue com atenção e aproveite o que a tecnologia pode oferecer de melhor! E procurando por soluções de proteção e segurança para seus computadores, lembre-se de contar com a TND Brasil.