Pular para o conteúdo

Descubra o cientista de dados!

Foto de Descubra o cientista de dados!

Junto ao avanço da tecnologia, surgiram diferentes profissões que auxiliam nas mais diversas camadas da sociedade. Assim, o cientista de dados ganhou espaço no mercado, cumprindo uma das mais requisitadas funções atualmente.

Se você ainda não conhece o trabalho realizado por esses profissionais, está na hora de descobrir mais sobre o assunto e entender como as atividades desempenhadas por essa área impactam o seu dia a dia.

O que é um cientista de dados?

O cientista de dados é o responsável por aplicar conceitos, processos e técnicas, criando soluções inteligentes em empresas dos mais diversos segmentos. São considerados como “profissionais da nova geração”, estudando e analisando informações para impulsionar assertivamente a tomada de decisões.

Embora a ciência de dados já exista há cerca de 30 anos, apenas recentemente ganhou destaque através do desenvolvimento de ferramentas e campos como o Big Data e o machine learning, por exemplo.

Quais as principais funções?

Este é um trabalho que permite diferentes aplicações e com isso, exige os mais variados conhecimentos. Em geral o cientista de dados exerce as seguintes ocupações:

  • Coleta de grande de quantidade de dados e transformação em formatos utilizáveis;
  • Solução de situações de negócio através da orientação por dados;
  • Análise e aplicação de diversas linguagens de programação;
  • Trabalho com estatística e realização de testes utilizando a técnica;
  • Intermediação e colaboração entre as áreas de TI e gestão;
  • Identificação de tendências para auxílio nos mais diversos segmentos de uma empresa, desde o marketing até o financeiro;

Quais os principais domínios de um cientista de dados?

O cientista de dados deve ser capaz de dominar os mais diversos conhecimentos. Em suma, existem alguns temas comuns no dia a dia desses profissionais, tais como:

  • Machine learning: entendimento de algoritmos e automação, voltados para a área de inteligência artificial.
  • Deep learning: um segmento complexo e específico do machine learning que usa dados para diferentes funções.
  • Data preparation: conversão de dados brutos para melhor utilização.
  • Verificação de conteúdo: análise de dados não estruturados para possíveis insights em relação ao negócio.

Como pudemos ver, o cientista de dados é um profissional indispensável para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos hoje. Com uma extensa gama de atividades envolvidas em sua rotina e uma grande responsabilidade no que diz respeito ao crescimento da tecnologia, como um todo, essa área da ciência deve alcançar avanços surpreendentes nos próximos anos!

Nós estaremos de olho e mantendo você informado, é claro!