Pular para o conteúdo

Disrupção digital: o que é e quais os impactos?

Foto de Disrupção digital: o que é e quais os impactos?

O conceito de disrupção digital tem sido constantemente discutido no universo da tecnologia. Esse termo é aplicado para tratar dos impactos tecnológicos nos modelos de negócio tradicionais, otimizando diversas funções por meio dos dispositivos digitais.

Essa questão tornou necessária uma reformulação no modo como as empresas atuam no dia a dia, havendo novas demandas que determinam quem continua ou não em ascensão no mercado.

Como podemos explicar a disrupção digital?

A definição básica você já conhece, agora, é hora de entender como a disrupção digital funciona na prática.

Quando a tecnologia passou a estar presente nos mais diversos processos e setores sociais, houve uma reformulação no modo como as pessoas ganham dinheiro. Hoje é possível, por exemplo, faturar a partir da produção de conteúdos para o Youtube, necessitando apenas de uma câmera e de algum carisma.

Os recursos digitais “invadiram” muitos dos nichos de mercado e foi a partir disso que surgiram as chamadas rupturas. As corporações que não se adequarem ao novo modo de gerar receita, infelizmente, deixarão de existir, enquanto aquelas que realmente aproveitarem o atual momento e as inovadoras ferramentas podem alcançar lucros expressivos.

Quais tecnologias estão inclusas?

O processo de disrupção digital engloba diversas tecnologias em seu desenvolvimento, selecionamos algumas das mais importantes. Veja:

  • Inteligência artificial: as soluções em IA estão sendo cada vez mais utilizadas em empresas para automatizar processos e tornar as ações mais rápidas e efetivas.
  • Realidade virtual ou aumentada: a partir do uso dessas tecnologias, empresas proporcionam experiências completamente surpreendentes para seus clientes, podendo destacar-se positivamente.
  • Análise de dados: a entrega qualitativa de dados é um fator determinante para a evolução de um negócio, filtrar e utilizar as informações corretas revela oportunidades reais de crescimento.
  • Blockchain: embora ainda existam dúvidas sobre o quão efetiva é essa tecnologia, o conceito dos bitcoins mostrou-se realmente inovador, nos indicando um largo passo da tecnologia.

Agora que você já sabe o que é disrupção digital, que tal descobrir como lidar com a tecnologia no seu negócio? Conte com a TND Brasil para atingir todos os seus objetivos. Com os nossos serviços, a sua empresa será equipada com o que há de mais inovador no mercado, facilitando todos os processos.

Acesse nosso site para conhecer as opções disponíveis e entre em contato conosco! Estamos te esperando.